Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Angola 
ANGOLA

Excedentes na produção de peixe e sal

Os investimentos em curso em unidades da Benguela e Namibe podem resultar em excedentes e na exportação de sal e peixe, afirmou a directora do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério das Pescas.

Isabel Cristóvão fez essas declarações depois de uma reunião da Comissão Técnica de Apoio ao Investimento Privado com os operadores do sector na província do Namibe, realizada no âmbito do estudo das estratégias para a saída da crise.

A directora, que liderou a visita da Comissão Técnica de Apoio ao Investimento Privado, declarou que o Ministério das Pescas está satisfeito com os investimentos feitos na indústria salineira, muitos deles com recursos próprios dos empresários locais.

“Nota-se um aumento substancial das unidades salineiras, sobretudo nas províncias de Benguela e Namibe, e o aumento da produção do pescado e do saltambém está garantido, a julgar pelos investimentos que estão a ser aplicados em algumas unidades pesqueiras”, sublinhou a representante da Comissão Técnica de Apoio ao Investimento Privado.

O presidente da Associação de Pesca do Namibe, Mário Farias, disse à imprensa, no final do encontro, que apesar de ainda existirem dificuldades com a pesca semi-industrial, a província pode contribuir para o aumento de receitas para os cofres de Estado.

fonte