Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
S. Tomé e Príncipe 

São Tomé adquire novo rebocador para aumentar operacionalidade portuária

São Tomé e Príncipe adquiriu ao Porto de Leixões um navio rebocador no valor de mais de 300 mil euros para dar maior operacionalidade ao porto de Ana Chaves.

O navio denominado "Liberdade" atracou sábado, no porto de Ana Chaves, depois de 21 dias de viagem com escala em Cabo Verde, numa aquisição da Empresa Nacional de Administração dos Portos (ENAPORT), que suportou inteiramente o preço.

O novo rebocador comprado ao Porto de Leixões, em Portugal, possui dois motores de 1.400 cavalos cada e, segundo o seu comandante, "está preparado para arrastar qualquer tipo de embarcação".

A sua compra resulta de uma parceria existente entre o Porto de Leixões e a ENAPORT.

Na cerimónia de bênção, pela sua chegada ao arquipélago, o diretor da ENAPORT, Idalécio Fernandes, afirmou que "as operações portuárias far-se-ão agora com maior fluidez, o que vai implicar benefícios para a população, clientes e os agentes".

O primeiro rebocador do Porto de Ana Chaves data da década de 80 do século passado, e, segundo o ministro santomense da Economia e Cooperação Internacional, Agostinho Fernandes o navio consegue rebocar uma barcaça de 40 contentores e mais duas com capacidade para 12 cada.

Falando em declarações à PANA, ele explicou ainda que o nova embarcação consegue descarregar 500 contentores em dois dias, o que só era possível em uma semana anteriormente, com o rebocador Ana Chaves.

O Liberdade tem múltiplas funções e está dotado de equipamento de navegação ultramoderno, e preparado para operações de busca e salvamento e combate a incêndios.

fonte