Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Pescas 

Espanha financia centro de formação de pescas em Angola

O lançamento da primeira pedra para a construção do Centro de Formação Profissional de Pescas (Cefopesca) de Angola, projecto com um custo estimado em 98 milhões de dólares, decorreu no município de Belas, em Luanda, informa a agência noticiosa Angop.

A ministra das Pescas, Victoria de Barros Neto, que presidiu à cerimónia, garantiu que as obras de construção do novo Centro vão mesmo iniciar-se este ano e que entrará em funcionamento 36 meses mais tarde.

O Centro de Formação Pesqueira foi criado em 1982, ao abrigo da cooperação entre Angola e a Suécia, tendo o governo angolano aprovado a construção de um novo Centro após chuvas ocorridas em 2007 terem destruído 85% das estruturas do Centro de Formação Profissional de Pescas.

O presente projecto está a ser financiado por uma linha de crédito aberta pelo governo de Espanha a favor de Angola e, quando em funcionamento, poderá garantir mais de 70 mil postos de trabalhos direitos e indirectos, de acordo com a ministra da tutela.

O futuro Cefopesca ocupará mais de cinco hectares, terá capacidade para receber 310 alunos em regime de internato por um período de três anos e o edifício central, com 667 mil metros quadrados de área coberta, disporá de laboratórios, bibliotecas, salas de simuladores e de conferência, entre outras instalações.

As oficinas ocuparão uma área de 832 metros quadrados e nelas inclui-se carpintaria naval, mecânica/motores, serralharia/soldadura, tratamento e de processamento do pescado, além de uma outra zona com tanques para aquicultura. (Macauhub/AO)