Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Presidente do Porto de Luanda visita a APL

Uma delegação do Porto de Luanda, liderada pelo seu Presidente Dr. Alberto Bengue foi recebida recentemente pela Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Dra. Marina Ferreira e o vogal do CA Engº Roque de Pinho.
Recentemente empossado na função de presidente do porto da capital angolana, Alberto Bengue realizou um périplo de visitas com o intuito de conhecer a realidade portuária nacional.

Manifestou particular interesse na realidade do Porto de Lisboa, por considerar ser importante conhecer a experiência acumulada e aquilo que de melhor se faz, com enfoque nas plataformas tecnológicas já ao serviço do porto de Lisboa tais como o DS-PLAN e a JUPII, com vista à preparação do estudo de investimentos estruturantes previstos para aquele porto.

Numa fase em que o porto de Luanda vem de um crescimento que lhe permitiu ultrapassar o 1M de TEUS, Marina Ferreira reforçou o nosso interesse em poder crescer e aprofundar as relações comerciais com aquele porto, apesar de Angola constituir já um dos nossos principais destinos de “foreland”.

Numa apresentação geral do porto de Lisboa a cargo da Sra. Diretora de Terminais Portuários, Dra. Manuela Patrício, foi dada a conhecer a multifuncionalidade e projetos futuros para as principais áreas de negócio, como por exemplo o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, a Plataforma Multimodal Barreiro / Seixal, e o projeto de portarias virtuais “e-Freight”.

A visita continuou na Torre VTS em Algés, onde a delegação tomou contacto com a plataforma informática DS-PLAN, que suporta todo o planeamento e acostagem de navios, e com a JUP II, plataforma digital comum para as diversas entidades e autoridades intervenientes nas operações e serviços de apoio referentes a navios, mercadorias e passageiros.

A Administração do Porto de Lisboa recebe com particular entusiasmo estas visitas, que compadecem de relações históricas ímpares entre os dois países, e com isso espera cimentar e aprofundar as relações comerciais entre os portos das suas capitais.