Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Cabo Verde 
CÂMARA DE COMÉRCIO DO BARLAVENTO

Mercado dos PALOP sim, mas com objectivos concretos

O presidente da Câmara de Comércio de Barlavento (CCB) considera que é possível realizar e efectivar parcerias com os empresários dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) mas que primeiro é preciso definir qual o caminho a seguir.

Belarmino Lucas reage assim às declarações do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca que defende o reforço da cooperação com os PALOP. À Rádio Morabeza, o líder da CCB explicou que a resolução da questão dos transportes deve ser o primeiro passo.

”É preciso estabelecer uma lógica de ligações aéreas e marítimas regulares e viáveis entre os diversos PALOP”, acredita Belarmino Lucas.

A competitividade das empresas cabo-verdianas é outra preocupação do representante dos empresários do Barlavento.

“Do lado de Cabo Verde, que é a realidade que conhecemos melhor, temos que resolver o problema do financiamento, da competitividade e internacionalização das empresas, ou seja, temos a questão do músculo empresarial que é preciso adquirir, para que numa parceria os empresários cabo-verdianos possam efectivamente ter uma presença importante e uma mais-valia, onde possam extrair benefícios para a economia nacional”, sublinha.

De acordo com o presidente da CCB, a atracção de investimento externo para o mercado nacional também depende do reforço da capacidade empresarial interna.

fonte