Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Embaixador da China incentiva Portugal a ter papel central na dinamização da 'Rota da Seda'

O embaixador da China em Portugal, Huang Songfu (na foto), considerou, na sessão de abertura da Conferência Lisboa Portugal/China (ocorrida no Salão Nobre da CM Lisboa), que Portugal poderá ter um papel de cooperativo "imprescindível" na ligação que a chamada 'Rota da Seda' enceta - Huang Songfu estendeu a mão numa atitude de cooperação, convidando Portugal a explorar, com a China, um protocolo de entreajuda comercial.

O embaixador incentivou Portugal a "aproveitar esta oportunidade e a explorar em conjunto com a China a possibilidade de cooperação", possibilidade estratégica aprofundada e sublinhada no jornal blingue 'Diário de Todos'. Huang Songfu considerou que "Portugal poderá tornar-se no centro da Rota Marítima do Atlântico", podendo caber em si o papel "imprescindível na realização de Uma Faixa e Uma Rota".

“A Faixa Económica da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima do século XXI” é um novo e ambicioso projecto internacional que pretende ligar os continentes da Ásia e da Europa, elevando a proporção cooperativa de ambos e dinamizando o tráfego comercial, o investimento e incrementação de infra-estruturas. Nesse âmbito, Portugal poderá ter um papel activo que adicione valor acrescentado à iniciativa apresentada pela China à comunidade internacional.

fonte