Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Guiné-Bissau 
GUINÉ-BISSAU

Porto seco nos arredores da capital terá capacidade para mais de 100 mil contentores

Até ao final do ano de 2017, a Guiné-Bissau terá um porto seco nos arredores da capital com capacidade para receber mais de 100 mil contentores.

O anúncio foi feito por João Bernardo Silva, secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, que se deslocou ao preciso local onde estará localizado o futuro porto seco, adiantando que o mesmo ocupará uma área de 25 mil metros quadrados e contará com armazéns para a conservação de produtos perecíveis.

Actualmente estão em curso os trabalhos de preparação e limpeza do terreno e, de acordo com o director-geral do Conselho Nacional de Carregadores (CNC), o porto seco ou estação aduaneira interior ficará ligado ao porto marítimo por via terrestre sem passar pelo centro da cidade, evitando congestionamentos ao trânsito.

O director-geral do CNC, entidade pública proprietária do projecto, afirmou que a criação da nova infra-estrutura permitirá descongestionar o porto de Pinjiguiti, em Bissau, que em várias alturas se deparou com falta de espaço para contentores, devido à limitação do seu parque.

Fernando Dias da Costa disse ainda que o porto seco servirá também como parque de estacionamento de camiões porta-contentores enquanto aguardam pela vez para receberem carga no porto de Pinjiguiti.

Além de seu papel na carga de transbordo, o futuro porto seco de Bissau pode vir a incluir instalações para armazenamento e consolidação de mercadorias, equipamentos de manuseamento de mercadorias e manutenção de transportes rodoviários de carga e de serviços de desalfandegamento.

fonte