Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Porto de Sines visitado por professores da Universidade de Campinas

Uma comitiva de professores da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual de Campinas visitou o porto de Sines, numa ação articulada com a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.

Sendo a comitiva constituída por professores de Ciências da Computação e de Gestão, o enfase da visita foram as soluções de suporte ao negócio portuário e a gestão da informação nos navios e na intermodalidade.

Para além de uma visita ao Centro de Sistemas e HelpDesk, onde puderam verificar os sistemas informáticos em funcionamento, a comitiva teve oportunidade de visitar os diversos terminais portuários, com particular importância para a operação de contentores. Neste aspeto, o tratamento administrativo dos navios megacarriers de última geração e a articulação com os transportes terrestres, camião e comboio, mereceu especial destaque, tendo em conta a comparação constantemente efetuada com os procedimentos do porto localizado mais perto daquela universidade, o Porto de Santos no Brasil. Recorde-se que o Porto de Santos é o maior porto do Brasil e é o que mais contentores movimenta com Sines, na América do Sul.

Sines, cidade berço do navegador Vasco da Gama, foi também um assunto que mereceu a atenção dos professores universitários, complementada também por uma passagem pelos elementos simbólicos ao Almirante do Mar da India localizados na cidade.