Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Ambiente 
RIO DE JANEIRO

CDRJ inicia programa de descarte sustentável de 4 mil lâmpadas fluorescentes

 A Companhia Docas do Rio de Janeiro vai descartar QUATRO MIL lâmpadas fluorescentes através de recolhimento e destinação sustentável com apoio da empresa AMBSERV SUL SERVIÇOS AMBIENTAIS LTDA.

As lâmpadas retiradas das instalações prediais administrativas da CDRJ, por desgaste natural ou por defeito, atualmente são acondicionadas no subsolo do edifício-sede da companhia. O novo procedimento de descarte das lâmpadas prevê as seguintes etapas: recolhimento; embalagem; acondicionamento; transporte; descontaminação e reciclagem dos seus componentes.

Ao final dos serviços, a empresa contratada apresentará à CDRJ o Certificado de Destinação e Manifesto de Resíduos. Todo o procedimento obedece à legislação de controle ambiental vigente e expedida pelos órgãos competentes, tais como: COMLURB, INEA, IBAMA e normas técnicas da ABNT.

O descarte sustentável das lâmpadas fluorescentes é uma iniciativa da Diretoria de Administração, Recursos Humanos e Finanças – DIRARH, preocupada com as questões ambientais e com o tratamento adequado dos resíduos oriundos das atividades de manutenção predial realizadas nas instalações administrativas da CDRJ.

O processo licitatório para a escolha da empresa responsável pelo serviço foi conduzido pela Divisão de Manutenção Predial – DIVMAP, da SUPINF - Superintendência de Infraestrutura, através do Pregão Eletrônico nº 37/2013. O contrato firmado é o C-SUPJUR Nº 24/2014.