Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Portugal 

Angola é o principal destino fora da União Europeia das exportações portuguesas de bens e serviços

As exportações portuguesas de bens e serviços cresceram no ano passado 5,7%, comparando com 2012, para 68,2 mil milhões (bilhões) de euros, de acordo com dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep), divulgados terça-feira (25). Angola já é um dos principais destinos.

Em 2013, os bens representaram 69,9% das exportações totais de Portugal, com crescimento de 4,9% face a 2012, enquanto os serviços tiveram participação de 30,1%, "tendo contribuído com 3,4 pontos percentuais para o crescimento total, equivalente a uma participação de 39,8% no aumento das vendas externas".

Segundo os dados da Aicep, as exportações para a União Europeia aumentaram 5% e para os países extracomunitários 7,2%. Os países fora da União Europeia já representam 31% das vendas totais de Portugal ao exterior.

A Espanha foi o principal cliente dos produtos portugueses (20%), seguida da França (12,4%), Alemanha (11%) e Reino Unido (8,3%).

Angola e Estados Unidos ficaram no quinto e sexto lugar, sendo os principais mercados de Portugal fora da União Europeia, com 6,6% e 4,7%, respectivamente.

fonte