Início > Artigo > Mini-Repórteres do Porto de Aveiro 2009-2010



CATÁLOGO

Mini-Repórteres do Porto de Aveiro 2009-2010


A Administração do Porto de Aveiro desenvolveu em 2009/2010 uma acção de carácter lúdico/formativo/cultural intitulada “Mini-Repórteres”.
As obras da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, o trabalho na NAVALRIA e outros apontamentos ligados à actividade portuária foram registados em fotografias digitais, naturalmente na perspectiva dos petizes. A iniciativa envolveu 29 crianças e jovens, responsáveis por um espólio que ultrapassou os cinco milhares de fotografias.

CONSULTE OU DESCARREGUE O CATÁLOGO COM AS FOTOGRAFIAS

A iniciativa, que contou com o apoio da REFER, NAVALRIA, FERROVIAS e DIÁRIO DE AVEIRO, teve a coordenação de Fausto Correia, fotógrafo com várias exposições no curriculum e especialista na área do tratamento digital de imagem.
De registar ainda o apoio da Capitania do Porto de Aveiro, do Instituto de Socorros a Náufragos, da ECORIA e do Departamento de Pilotagem do Porto de Aveiro.

Destinada a crianças e jovens entre os 8 e os 16 anos, desenrolou-se em três sessões de campo, sempre aos sábados à tarde. A primeira sessão realizou-se a 9 de Maio de 2009; a segunda a 27 de Junho de 2009; a terceira a 23 de Janeiro de 2010.

A jornada de 27 de Maio começou com um aula que serviu para ministrar às crianças alguns ensinamentos básicos sobre a arte e as técnicas de fotografar, também sobre o tratamento digital de imagem. Esta primeira parte foi aberta aos pais das crianças.
A comitiva seguiu depois para algumas das zonas onde decorriam as obras de construção da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, tendo efectuado cobertura intensiva do andamento dos trabalhos.
Seguiu-se visita aos estaleiros da NAVALRIA. Sob a coordenação do Comandante Élio Figueiredo, as crianças aproveitaram para conhecer, com algum detalhe, os pormenores de construção e de reparação de navios. A equipa teve direito a uma primeira mão, rigoroso “exclusivo mundial”, quando foi autorizada a fotografar os dois novos ferry-boats para a travessia do Tejo.

A sessão de Junho compreendeu uma explicação sumária da actividade dos pilotos do Porto de Aveiro às crianças; passeio, para toma de fotos, na Lancha “Duas Águas”, com partida na Caldeira, passagem pela zona da entrada da barra e pela Ponte n.º 1, junto ao nó da Friopesca.

23 de Janeiro de 2010 ficou para a história da mini-equipa, constituindo também um marco nos anais do Porto de Aveiro e da região.
Aos “Mini-Repórteres do Porto de Aveiro” coube a “responsabilidade” e o privilégio de efectuarem a primeira viagem na linha de caminho de ferro que liga a estrutura portuária à Plataforma Multimodal de Cacia.
Realizaram-se três viagens, em máquina cedida pela FERROVIAS (máquina Estabilizadora Dinâmica de Via HTT TS-50).
Associando-se ao simbolismo deste acto, o Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A., José Luís Cacho, integrou o primeiro percurso, contando a segunda viagem com a presença de Rui Paiva, membro do Conselho de Administração do Porto de Aveiro.

Para além da captação de imagens, procedeu-se à sensibilização das crianças para a fascinante e nobre arte de fotografar, indicando-se-lhes os princípios básicos de funcionamento das máquinas fotográficas digitais, curtas viagens pela história da fotografia e rudimentos do tratamento/manipulação digital das imagens.

Das fotos captadas, cujo espólio passou a integrar o acervo do Arquivo Histórico-Documental da APA, foram seleccionadas algumas dezenas para integrarem exposição em sala, na Galeria Municipal de Aveiro, inaugurada a 24 de Abril de 2010.

No Canal do Porto de Aveiro no Youtube (www.youtube.com/portodeaveiro) encontrarão, os interessados, mais de uma vintena de vídeos referentes a esta iniciativa.




Data: 2013-03-03

Artigos relacionados:

  • Núcleos de desenvolvimento da pesca beneficiam de protocolos para micro-projectos
  • Porto de Furna recebe Island Sky
  • Portos do Namibe alvo de reabilitação

  •  Vídeo

    Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

     “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

     VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

     IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

     IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

     Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

     VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

     VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

     VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

     Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

     Mindelo e São Vicente com muita morabeza

     Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

     Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

     VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

     VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

     VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

     VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

     VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

     Porto de Luanda - 1955

     Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

     Constituição da APLOP

    Constituição da APLOP

    Foto de família