Início > Artigo > Produção pesqueira atingiu 354 mil e 500 toneladas em 2012



ANGOLA

Produção pesqueira atingiu 354 mil e 500 toneladas em 2012


A produção pesqueira no país cifrou-se, em 2012, em 354 mil e 500 toneladas, com um diferencial de 294 mil e 500 toneladas acima da importação do pescado, que ronda actualmente as 60 mil toneladas.

Apesar da disparidade, os números satisfizeram as necessidades da população no abastecimento de pescado para o consumo directo.

A informação foi avançada em Luanda pela ministra das Pescas, Victória de Barros Neto (na foto), referindo, por outro lado, que a produção do peixe seco sofreu um ligeiro crescimento, atingindo no ano prestes a findar 25 mil toneladas. Neste sentido, disse que a congelação continua a ser a forma de processamento mais comum.

A governante, que discursava na cerimónia de cumprimentos de fim- de-ano aos quadros do sector, salientou que no domínio da investigação pesqueira houve resultados animadores no tocante ao estado dos principais recursos, devendo-se, no entanto, adoptar uma abordagem de precaução na exploração dos mesmos.

Quanto à fiscalização pesqueira, admitiu que conheceu avanços significativos na criação de condições dignas de trabalho e em meios operativos que permitirão no futuro uma actuação mais dinâmica, no controlo da actividade da pesca.

Na ocasião, Victória de Barros Neto fez igualmente alusão às acções em curso a nível do sector, algumas das quais concluídas este ano, com realce para a construção e inauguração do Entreposto Frigorífico do Porto Amboím, na província do Kwanza Sul, e a reabilitação e ampliação de cinco salinas, sendo três em Benguela e duas no Namibe.

Destacou igualmente a conclusão e apetrechamento de centros de apoio à pesca artesanal nas províncias de Luanda, Kwanza Sul e Benguela, a construção de Centros de Salga e Seca nos municípios do Namibe e Tômbwa (na província do Namibe) e na localidade de Porto Ambuim.

De igual modo referiu-se à conclusão e recepção de duas embarcações para a fiscalização, construídas na Holanda, a finalização e entrada em funcionamento da primeira fase Projecto de Monitorização, Captura e Processamento (Monicap), assim como a construção e apetrechamento dos Centros Regionais de Fiscalização Pesqueira nas províncias do Zaire, Kwanza Sul, Benguela e Namibe.

“Durante os três meses que passaram a nossa acção se consubstanciou principalmente na preparação e aprovação, pelo Conselho de Ministros, do Estatuto Orgânico do Ministério, na contribuição do sector para a preparação dos instrumentos de planificação já aprovados, como o Orçamento Geral do Estado (OGE)”, disse a titular das Pescas em Angola.

Realizada no edifício do ministério de tutela, a cerimónia de cumprimentos de fim- de- ano contou com a presença de directores nacionais, directores gerais dos institutos públicos, directores gerais e presidentes do Conselho de Administração de Empresas Públicas do Sector das Pescas, entre outros quadros.

fonte


VI CONGRESSO DA APLOP - FOLHEIE O SITE COM 131 FOTOS DO PASSEIO PELO TEJO



Data: 2013-01-04

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família