Início > Artigo > Ministro dos Portos anuncia vencedor para as obras da Copa no Porto de Santos



BRASIL

Ministro dos Portos anuncia vencedor para as obras da Copa no Porto de Santos


O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu no dia 25 de julho, na Secretaria de Portos (SEP), o Diretor-Presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), Renato Barco, e representantes do consórcio Serveng/Constremac/Constran, Mário Sérgio, Marcos Borin e José Carlos Tadeu, para oficializar o grupo como vencedor do processo licitatório para a construção e adequação para alinhamento do cais de Outeirinhos, melhorando assim o espaço já existente para a atracação de navios de passageiros. O recurso faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/Copa) no valor de R$ 287,2 milhões.

A obra agregará maior estrutura de atendimento à demanda por leitos na região durante a realização da Copa do Mundo. Com a execução de 1.320 metros de cais, entre os armazéns 23 e 29, o Porto de Santos oferecerá a possibilidade de atracar até seis navios de passageiros na região de Outeirinhos, disponibilizando 15,4 mil leitos de alta qualidade.

Segundo o Ministro, o empreendimento contribui, decisivamente, para o desenvolvimento do Porto, principalmente, no setor de atendimento a passageiros, devendo, em médio prazo, colocar Santos em evidência como um dos portos de maior movimentação de passageiros no mundo.

Com o alinhamento do cais, as profundidades passam do mínimo de -4,5 m no trecho defronte às instalações da Marinha do Brasil e de -7,5m no cais do Terminal de Passageiros para -15 metros, permitindo a atracação de navios maiores que chegam a Santos. O ganho estende-se para o atendimento na operação de cargas, com destaque para carga geral e carga de projeto, além de melhores instalações para acomodar navios da Marinha do Brasil.

As empresas vencedoras já possuem vasta experiência na área de construção portuária. Especialmente a Constremac que está no mercado desde 2005, atualmente realiza 11 obras portuárias ao longo de todo o país, entre investimentos públicos e privados. A empresa é responsável pelas obras que já estão acontecendo, em ritmo avançado, em Fortaleza e Natal, gerando mais de mil empregos diretos. Somente em Santos este número poderá chegar a 600.

O Presidente do Grupo Constremac, Marcos Borin, garantiu hoje ao Ministro que irá disponibilizar os maiores e mais modernos equipamentos para esse tipo de construção, além do maior guindaste com guia de cravação de estavas acoplado. A obra destaca-se pelos próprios números: 1.320 metros de cais que demandarão cravação de 682 estacas. Segundo ele, a modernização dos equipamentos irá favorecer a questão de tempo e segurança, e com isto finalizar os trabalhos dentro dos prazos estabelecidos em contrato.

Vale ressaltar que esta é a quinta das seis obras que a SEP irá realizar para a melhoria nos portos brasileiros no que se refere ao evento da Copa do Mundo de 2014. No valor de R$ 898,9 milhões já foram iniciadas Recife, Natal, Fortaleza e Salvador. Todas elas estarão concluídas até o final de 2013.
 




Data: 2012-07-30

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família

em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =