Início > Artigo > Moeda única na África Austral depende de integração fiscal



SADC

Moeda única na África Austral depende de integração fiscal


A entrada em vigor de uma moeda única na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) depende sobretudo de uma integração fiscal, estabilidade política sólida e segurança nas fronteiras da região, disse, em Luanda, o secretário executivo adjunto para integração do bloco económico regional, João Caholo (na imagem).

Segundo o responsável, está prevista para 2018 a entrada da moeda única na África Austral, mas para tal é necessário, além de algumas questões que merecem cuidados, uma base jurídica legal e disciplina fiscal.

Nesse sentido, João Caholo informou que está em curso um processo, que iniciou recentemente com o Protocolo de Finanças e Investimentos – documento que vai sustentar o roteiro para se chegar a implementação da moeda única.

O interlocutor referiu que não se pode entrar para uma zona de moeda única sem um tratado fiscal assim como aconteceu com o Euro. "E se quisermos desenvolver como região é necessário sabermos, qual a taxa de inflação, o rácio de despesas públicas e o modo de intervenção de várias instituições na comunidade.

Quanto à estabilidade política e segurança, o secretário-executivo adjunto disse que a SADC é a sub-região de África tida como a mais estável, apesar das situações que estão a ocorrer no Leste da RDCongo e a crise política no Madagáscar, já em fase resolução definitiva.

Para si, se a SADC tivesse recursos financeiros disponíveis para realizar os projectos, principalmente relacionados com as infra-estruturas, seriam todos implementados.

Nesse momento, disse, o grande esforço da região está direccionado em tentar trazer à boa vontade política sólida da região um instrumento complementar de recursos domésticos próprios para se realizar o que se tem como prioritário para o desenvolvimento comum.

fonte




Data: 2012-07-10

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família

em rotinas.php:
UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =