Início > Artigo > Governo dos Açores firma acordo com o Rio Grande do Sul



Governo dos Açores firma acordo com o Rio Grande do Sul


O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Governo da Região Autónoma dos Açores prometem dar mais um passo no reforço da cooperação entre o Brasil e Portugal. Os líderes das duas regiões assinaram um memorando de entendimento entre os dois governos para promover a cooperação e o incremento das relações académicas, culturais, de comércio e investimento.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, recebeu dia 13 o presidente do Governo dos Açores, Carlos César, no âmbito das comemorações dos 260 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul. Em solenidade no Palácio Piratini, Tarso Genro homenageou o presidente dos Açores com a Grã-Cruz da Ordem do Ponche Verde, mais alta condecoração do Executivo, tradicionalmente entregue a personalidades merecedoras de gratidão e reconhecimento do Estado e da comunidade gaúcha.

A parceria entre as duas regiões ocorrerá através da troca de informações de interesse comum, reuniões conjuntas de representantes, visitas de delegações institucionais, culturais, acadêmicas e econômicas, além da organização de encontros, simpósios e seminários temáticos.

Ao lembrar que o Rio Grande do Sul constituiu sua história e cultura inspirada na presença dos açorianos, o governador afirmou que a aproximação e a homenagem aos açorianos é uma tentativa bem sucedida de recuperação dos ideais de solidariedade e fraternidade entre os povos. "Da mesma forma que o ponche protegeu o gaúcho do frio e da guerra, queremos que esta homenagem sirva de encobrimento afetivo da nossa relação, para que os açorianos se sintam cada vez mais como os gaúchos portugueses e nós como açorianos brasileiros", declarou Tarso Genro na ocasião.

Carlos César acentuou os traços característicos que unem açorianos e gaúchos: "a não resignação, a luta pela autodeterminação, a procura da felicidade pela valorização das diferenças e particularidades face a outros".

O presidente açoriano também ressaltou a importância do termo de cooperação assinado com o governador. "Queremos que esse trabalho seja gradativamente potenciador de um diálogo cada vez mais fluente entre as instituições de decisão dos Açores e do Rio Grande do Sul, de forma a promovermos sinergias que façam dos nossos territórios parceiros mais próximos em áreas como a economia, o turismo, a investigação, a educação, o ensino e a cultura".

Na sua passagem pelo Brasil, Carlos César fez uma visita de cortesia ao prefeito de Porto Alegre e visitou o Mercado Público Municipal. No sábado (14), foi a Gravataí, onde está sediada a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, e dia 15 foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

fonte

 




Data: 2012-04-21

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012