Início > Artigo > Presidente da APLOP faz balanço muito positivo



CONGRESSO INTERCALAR DOS PORTOS DA CPLP

Presidente da APLOP faz balanço muito positivo


O Presidente da Associação dos Portos de Língua Portuguesa faz um balanço “muito positivo” do Congresso Intercalar dos Portos da CPLP, que decorreu no Rio de Janeiro a 5 e 6 de Março.
José Luís Cacho destaca a qualidade das intervenções, a elevada participação e a entrada, na APLOP, como associados, de vários portos do Brasil, como os pontos mais altos do congresso.

“Como é sabido, a APLOP é uma associação recente, criada há menos de um ano. Trata-se de uma associação de âmbito multinacional, englobando administrações portuárias do espaço da lusofonia localizadas em sete países e quatro continentes. Com excepção de Timor Leste, conseguimos, logo na constituição da APLOP, congregar associados dos sete países, aqui se incluindo a Companhia Docas do Rio de Janeiro como um dos portos fundadores. Em Dezembro último outro importante porto brasileiro, o de Itajaí, veio juntar-se ao projecto. Mas havia ainda várias administrações portuárias brasileiras que não se encontravam no rol de associados da APLOP. Neste congresso intercalar foram várias as que decidiram associar-se, facto que considero bastante positivo” – afirma o Presidente da APLOP, acrescentando:
“Foi notória a mais-valia da entrada dos portos brasileiros, desde logo pela qualidade das intervenções proferidas pelos seus responsáveis e por terem trazido, ao debate, a realidade multifacetada do pulsar das várias companhias, uma realidade rica, uma experiência ímpar na gestão de cada porto, nesse imenso país continental que é o Brasil”.

José Luís Cacho enfatiza outros pontos positivos do congresso:
“Tivemos muitas intervenções, que suscitaram um debate vivo e muitos pedidos de esclarecimentos. Intervenções de qualidade, demonstrando assim o interesse destas reuniões para irmos construindo um futuro de parcerias no âmbito portuário, no espaço lusófono. A organização, a cargo da Companhia Docas do Rio de Janeiro, demonstrou profissionalismo e competência, aliando também o saber receber característico do povo brasileiro”.

A salientar, ainda, a adesão individual de vários portos de Angola e de Portugal, até agora representados na APLOP pelas suas associações (no caso português, tal acontecia através da Associação dos Portos de Portugal – APP).

José Luís Cacho frisa também a importância dada pelo governo português ao congresso do Rio de Janeiro: “O Secretário de Estado dos Transportes, não podendo deslocar-se ao Brasil, fez-se representar pelo Presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), Dr. João Carvalho. Já no IV Encontro, realizado no Mindelo em 2011, o governante enviara mensagem a todos os participantes, tendo-nos também dado a honra de presidir, pouco tempo antes, à apresentação pública do portal da APLOP”.

Quanto ao futuro, o líder da APLOP, que é também Presidente do Porto de Aveiro, destaca o interesse no alargamento do leque de associados às comunidades portuárias e a outras instituições e empresas que exerçam a sua actividade no sector marítimo-portuário.
“E vamos tentar que Timor Leste se associe à APLOP, também. Há alguma dificuldade para estabelecer contactos, mas não vamos desistir, pois trata-se do único país lusófono que ainda não integra a nossa associação”.

O V Encontro de Portos da CPLP ficou marcado para inícios de Novembro deste ano, na Guiné-Bissau.

Nos próximos dias, a APLOP disponibilizará cobertura fotográfica e videográfica do evento, assim como os ficheiros powerpoint de suporte às intervenções proferidas.


 




Data: 2012-03-08

Artigos relacionados:

  • Porto de Fortaleza assina termo de adesão à APLOP
  • Jorge Luiz de Mello apresenta o Porto do Rio de Janeiro
  • Presidente do IPTM representou o Governo Português
  • Porto de Itajaí representado no Congresso Intercalar dos Portos da CPLP

  •  Vídeo

    PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

     Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

     VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

     VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

     VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

     Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

     Mindelo e São Vicente com muita morabeza

     Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

     Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

     VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

     VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

     VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

     VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

     Porto de Luanda - 1955

     Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

     Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

    Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012
    em rotinas.php:
    UPDATE banners SET JaVisto = JaVisto + 1 WHERE nID =