Início > Artigo > 15 anos da CPLP comemorados no Brasil



COM A PRESENÇA DE JOAQUIM CHISSANO, EX-PRESIDENTE DE MOÇAMBIQUE

15 anos da CPLP comemorados no Brasil


Dia 29 decorreu em Brasília a cerimónia de comemoração dos 15 anos da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A solenidade foi presidida pelo chanceler brasileiro, Antônio Patriota, e contou com a participação do secretário-Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, e do ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, um dos principais articuladores da criação da entidade.

Integrada por oito países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) a comunidade tem por princípios estatutários a cooperação técnica em todas as áreas e a promoção e difusão da língua portuguesa. O Ministério da Cultura (MinC) desenvolve importantes projetos junto aos países de língua portuguesa, tais como o Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário (DocTv CPLP), além de ter estimulado a criação de um programa de Residência Artística Itinerante para agentes culturais, com o objetivo de promover a criação e a circulação internacional da Cultura destes países.

Coesos

Para um público formado por embaixadores estrangeiros residentes em Brasília, parlamentares, representantes de órgãos governamentais, acadêmicos e organizações internacionais, o chanceler Antônio Patriota disse que a CPLP está em processo de aperfeiçoamento e que os vínculos que unem os países da comunidade não são somente linguísticos, mas de ação política e de diálogo.

Ele comentou que hoje os países de língua portuguesa estão mais próximos e coesos graças ao trabalho conjunto, realizado ao longo destes últimos 15 anos. A atuação conjunta possibilitou a superação de um passado comum, que incluiu muitas lutas, feridas e cicatrizes. “ Hoje essas nações se unem em torno de um ideal político, de aproximação para a promoção da paz. Uma aproximação que se dá, também, em torno de projetos de saúde, educação e segurança alimentar”, afirmou o chanceler.

O secretário-Executivo da CPLP, o africano Domingos Simões Pereira, fez um balanço positivo da atuação da entidade nos últimos anos e disse que para o futuro os principais desafios são a erradicação da fome e do analfabetismos nos países de língua portuguesa. Ele convidou o chanceler brasileiro a participar da próxima reunião-geral da comunidade, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de fevereiro, de 2012, em Maputo (Moçambique), onde será debatida a agenda da CPLP para os próximos 15 anos.

O ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, também comentou a união que a língua falada em comum possibilitou aos países da comunidade, mas destacou os caminhos de superação alcançados pelo bloco, que ao longo dos anos construiu projetos de desenvolvimento dos seus países. Ele citou como exemplo o aperfeiçoamento da língua portuguesa, a expansão do domínio econômico das nações, além de criar espaços para a voz de milhões de pessoas que falam o português no mundo.

fonte




Data: 2011-11-30

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família