Início > Artigo > Quatro navios de cruzeiro trazem 10 mil visitantes em nove dias



SÃO VICENTE | CABO VERDE

Quatro navios de cruzeiro trazem 10 mil visitantes em nove dias


A ilha de São Vicente recebe, entre os dias 26 de Novembro e 4 de Dezembro, quatro navios de cruzeiro, os quais deverão desembarcar dez mil e 400 passageiros para passeios turísticos.

Dados fornecidos pela agência de viagens Vilkings, que é o agente deste grupo de navios, indicam que a movimentação começa no dia 26 com a embarcação NVC "Fortuna", com quatro mil passageiros, seguindo-se-lhe o navio NVC "Insígnia­", com mil passageiros.

Finalmente, no dia 4 de Dezembro, o Porto Grande recebe mais dois navios: o NVC "Watch", que transporta mil e 400 passageiros e NVC "Victoria", com quatro mil visitantes.

Recentemente, durante a apresentação do projecto "Cabo Verde - destino de cruzeiros" o administrador delegado do Porto Grande do Mindelo, Jorge Pimenta Maurício, anunciara que o Porto Grande do Mindelo está incluído em 43 escalas já vendidas de navios de cruzeiros até 2014.

As companhias Kristina Cruise e Noble Caledónia, por seu lado, da mesma forma, vão passar a ter itenerários regulares a partir de Cabo Verde.

Um outro dado tendente a transformar Cabo Verde num destino de cruzeiros é a "marcação emblemática" de uma escala, em 2013, do navio "Azura", um dos maiores do mundo, e que resulta da estada recente no arquipélago de responsáveis de algumas companhias de navegação do sector.

Com este incremento, assinalara a mesma fonte, concretiza-se a "entrada definitiva" de Cabo Verde como um itinerário com escalas regulares de cruzeiros.

Aliás, o turismo de cruzeiro é um dos segmentos de mercado que a administração do Porto Grande está a trabalhar, ao lado do transbordo de contentores e do movimento de navios de pesca.

A Enapor considera que, construídas as infra-estruturas necessárias, como o terminal de cruzeiros e outros equipamentos, com a formação de guias, constituição de companhias de transportes terrestres de turistas, entre outras facilidades para navios e turistas, as estimativas apontam para um volume de passageiros na ordem dos 75 mil nos portos de Cabo Verde até 2020.

No mês de Maio fora constituída a Comunidade Cabo-Verdiana de Cruzeiros (3C), uma organização sem fins lucrativos composta pelos diferentes parceiros da comunidade portuária que estão, directa ou indirectamente, ligados ao negócio do turismo de cruzeiros.

São membros fundadores da 3C, a Câmara de Comércio, Industria, Serviços e Agricultura do Barlavento, o Porto Grande do Mindelo, a Agência Vikings, a Agência Nacional de Viagens, a Aventura Cruise, Rotas Cruzadas, a Agência Fly, a Associação de Guias Turísticos de SV, a Transcor e a Cabo Verde InvestimentosManterá, no seu funcionamento, "relações estreitas" com as comunidades portuárias de Cabo Verde, câmaras municipais e instituições ligadas ao Turismo de âmbito nacional e internacional.

A 3C propõe promover no mundo o mercado nacional e regional como um "potencial destino atraente" de cruzeiros, destacando as atracções turísticas multifacetadas e, em certos aspectos, "únicas do país", para além de agir como um facilitador na ligação entre os sócios, operadores de linhas de cruzeiros e outros agentes económicos da indústria de cruzeiros.

Dados fornecidos pela administração do Porto Grande do Mindelo indicam que 22 navios de cruzerios escalaram o Porto Grande, em 2010, os quais transportaram 18 mil e 259 passageiros.

As estimativas apontam para a entrada no Porto Grande de 25 navios até o final do corrente ano.

A nível mundial, a indústria dos cruzeiros movimentou, em 2010, 27 mil milhões de dolares em 2010, um crescimento de 7,4 por cento em relação a 2009.

fonte

 




Data: 2011-11-26

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012