Início > Artigo > «Temos dado um grande contributo para a sedimentação desta iniciativa»



FRANKLIM SPENCER SOBRE O IV ENCONTRO DOS PORTOS DA CPLP:

«Temos dado um grande contributo para a sedimentação desta iniciativa»


A ENAPOR foi a entidade responsável pela realização do 4ª Encontro dos Portos da CPLP que decorreu nos dias 17 e 18 de Novembro na Cidade do Mindelo, Ilha de S.Vicente. Sob o lema "Estreitando Relações Comerciais e de Cooperação no Espaço da Lusofonia", o encontro contou com a presença de participantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e S. Tomé.

A sessão de abertura foi presidida pelo Ministro do Turismo, Industria e Energia, Dr. Humberto Brito, tendo contado também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de S.Vicente, Dr.Augusto Neves, com o Presidente de Conselho de Administração da ENAPOR, Engº Franklim Spencer e pelo Presidente da Comissão Instaladora da Associação de Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), Dr. José Luís Cacho.

O IV Encontro culminou com a eleição de Cabo Verde para o cargo de Vogal da Direcção dessa associação portuária do espaço lusófono, o que significa que a Enapor, como legítima representante do arquipélago na APLOP – Associação dos Portos da CPLP – passa a integrar a cúpula dessa entidade criada em Portugal há apenas seis meses.

Conforme os resultados da votação de uma lista proposta à assembleia, e votada por unanimidade, Portugal, através da Associação dos Portos Portugueses ocupa a Presidência da Direcção, Brasil fica com a vice-Presidência, e Cabo Verde com o cargo de Vogal da Direcção. Angola passa a presidir a Assembleia-Geral, enquanto a Guiné-Bissau ocupa a vice-presidência deste órgão. O Conselho Fiscal estará sob a responsabilidade de Moçambique, enquanto S. Tomé e Príncipe foi designado para a vice-Presidência.

“Penso que temos dado um grande contributo para a sedimentação desta iniciativa. Com toda a modéstia, lembramos que a ideia da criação desta entidade surgiu em Cabo Verde, em 2002, e que estivemos sempre dispostos a viabilizar o funcionamento da organização, por estarmos cientes da sua importância para as relações sócio-culturais e económicas da nossa comunidade”, salienta o Eng. Franklim, PCA da Enapor, que considera fundamental o aprofundamento de um estudo de mercado encomendado pela associação à empresa Fordesi, cuja versão final foi apresentada na cidade do Mindelo.

O documento revela que os oito países-membros da CPLP constituem um mercado de 200 milhões de pessoas e que existe um défice na exploração das trocas comerciais entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste, cujos territórios cobrem quase toda a faixa do Oceano Atlântico.

Perante esse facto, Franklim Spencer entende que a alternativa passa pela criação de linhas marítimas entre os países que constituem o espaço lusófono. Neste momento, sublinha, existe ligação com alguma regularidade apenas entre Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Um dos grandes objectivos da recém eleita Direcção da APLOP é conseguir a adesão de uma parte dos mais de oitenta portos existentes no amplo território do Brasil. A meta é conseguir a entrada de, pelo menos, catorze portos na organização, até 2013. É com este propósito em mente que José Luis Cacho, Presidente da APLOP, anunciou aos presentes no IV Encontro dos Portos da CPLP a realização de um encontro no Brasil, no próximo mês de Março, a ser preparado pela empresa Docas do Rio de Janeiro. Segundo Adalmir Souza, representante brasileiro na associação, um grupo de cinco portos já manifestou o interesse em pertencer à APLOP. “Mas temos de ser mais ambiciosos, porque existem muitos mais portos no Brasil”, defendeu Adalmir Souza perante os seus colegas reunidos na ilha de S. Vicente.

O IV Encontro dos Portos da CPLP foi marcado pela eleição dos corpos sociais e a apresentação do plano de actividades para 2012. Durante os dois dias de trabalho, os participantes assistiram e debateram alguns assuntos cruciais, nomeadamente a versão final do “Estudo de mercado dos portos da CPLP”, “O papel dos portos no desenvolvimento económico do espaço CPLP”, “A importância da cooperação e formação na CPLP”, “Contributos para uma gestão integrada de um porto”, etc.

“Acredito que todos os membros vão estar empenhados no desenvolvimento da associação, designadamente o Brasil, que tem uma área geográfica potencialmente ampla e rica”, frisou José Luís Cacho, que deixou de ser o Presidente da Comissão Instaladora da APLOP para ser agora o Presidente da Direcção deste organismo, com a sua eleição para o cargo, em S. Vicente. Em declarações à página institucional da ENAPOR, “Farol das Ilhas”, Cacho formalizou a sua determinação em tudo fazer para ajudar os países da lusofonia no incremento das suas relações comerciais, tal como é o desígnio da associação.

No seu discurso de Abertura o Ministro do Turismo, Indústria e Energia, Humberto Brito recordou o papel histórico que o Porto Grande tem desempenhado no crescimento do comércio internacional, enquanto hub no Atlântico. “Estamos em S. Vicente, o epicentro da actividade portuária e ponto essencial do lançamento daquilo que o Governo de Cabo Verde convencionou chamar o Cluster do Mar. Isto porque, para nós, o mar é vida, o mar é também economia”, sublinhou o governante.

Esta mensagem foi reforçada pelo ministro das Infra-estruturas e Economia Marítima, que enalteceu, na cerimónia de encerramento da reunião, os investimentos previstos em Cabo Verde para dar corpo ao Cluster do Mar, entre eles a construção do complexo de frio da Interbse, o Terminal de Cruzeiros do Porto Grande e a privatização da Cabnave. José Maria Veiga salientou que o Governo tem preparado um pacote de 300 milhões de euros de investimentos no sector marítimo-portuário cabo-verdiano e que essa aposta deve criar um sentimento de confiança nos parceiros do país no quadro da Lusofonia.

fonte
 




Data: 2011-11-22

Artigos relacionados:

  • «FORMAÇÃO AO SERVIÇO DOS PORTOS DA CPLP: NOVAS METODOLOGIAS» | Armando Teixeira Carneiro
  • «A Cooperação e a Formação como Factores de Competitividade dos Portos de Língua Portuguesa»- Manuel Pinheiro
  • «EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA»- Matos Fernandes
  • «EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA»- Lima Torres
  • Debate na segunda sessão plenária
  • «INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA» - Adalmir José de Sousa
  • Apostar nos Portos da CPLP
  • Projecto do novo Porto do Dande apresentado por Domingos Fortes
  • «GEOPOLÍTICA DO MAR» | Por Carlos Manuel Mendes Dias
  • Apresentação final do «Estudo de Mercado dos países e portos da CPLP»
  • Debate na primeira sessão plenária
  • «Contributos para Gestão Integrada - Porto de Lisboa» | Natércia Cabral
  • Intervenção do Presidente da ENAPOR
  • Secretário de Estado dos Transportes do governo português envia mensagem
  • Intervenção do Ministro do Turismo, Indústria e Energia do Governo de Cabo Verde
  • Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente
  • Portugal, Brasil e Cabo Verde na direcção da APLOP
  • Humberto Brito quer relações estreitas entre os portos da CPLP
  • IV Encontro de Portos da CPLP

  •  Vídeo

    Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

     “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

     VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

     IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

     IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

     Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

     VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

     VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

     VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

     Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

     Mindelo e São Vicente com muita morabeza

     Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

     Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

     VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

     VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

     VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

     VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

     Porto de Luanda - 1955

     Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

     Constituição da APLOP

    Constituição da APLOP

    Foto de família