Cientistas descobrem «fósseis aquáticos» gigantes debaixo dos glaciares da Antártida
Debaixo dos enormes glaciares da Antártida, há também uma enorme quantidade de água, de acordo com um novo estudo publicado na Science. O sistema de lençóis freáticos encontra-se em sedimentos profundos na Antártida Ocidental e é provável que tenha a consistência de uma esponja molhada composta por sedimentos porosos e água.
A descoberta revela uma parte pouco explorada da região e pode ter implicações em como o continente reage à crise climática, nota o Interesting Engineering. “As pessoas já sugeriram que podem haver lençóis freáticos profundos nestes sedimentos, mas até agora, ninguém conseguiu uma imagem detalhada”, revela a autora do estudo Chloe Gustafson.
“A quantidade de lençóis freáticos que encontramos foi tão significativa que é provável que influencie processos de correntes de gelo. Agora temos de descobrir mais e entender como incorporamos isso nos modelos”, acrescenta
Este estudo também deixa alguns alertas sobre a crise climática, com os cientistas a avisarem que as bacias sedimentares estão atualmente abaixo do nível da água do mar, o que significa que se o gelo à superfície começar a regredir devido ao aquecimento global, as águas dos oceanos podem voltar a invadir os sedimentos, o que pode levar a que o nível de água aumente mundialmente.
A equipa usou uma técnica chamada imagem magnetotelúrica para encontrar os sedimentos debaixo do gelo durante um período de seis semanas em 2018. Os cientistas depois estudaram uma área com uma largura de 97 quilómetros que pertencia à corrente Whillans Ice Stream, uma das poucas que alimenta a Ross Ice Shelf — uma das maiores do mundo.
“A Antártida tem 57 metros de potencial subida do nível das águas, por isso queremos ter a certeza de que estamos a incorporar todos os processos que controlam o fluxo de gelo do continente até aos oceanos. Os lençóis freáticos são atualmente um processo que falta nos nossos modelos do fluxo do gelo”, revela Gustafson num email enviado à CNN.
Data: 2022-05-17
Vídeo
Portos do Brasil - NEWS
Portos de Cabo Verde – News
Portos de Moçambique – News
Portos de Angola – News
Portos de Portugal – News
XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 - Disponíveis todas as apresentações
XII CONGRESSO DA APLOP | LUANDA, 2021 | Playlist com 23 vídeos no Youtube
Acórdãos e Avisos da ANTAQ + Legislação avulsa
Clipping com a actualidade dos portos brasileiros
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alberto Bengue, Presidente da APANG
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Miguel Matabel
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Alcídio Nascimento
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Ted Lago
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Fátima Alves
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Nuno Araújo
XII Congresso da APLOP | Luanda, 2021 | Lucas Rênio
VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1
IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8
IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1
Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]
Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)
