Comércio entre países lusófonos e a China cai 12% nos primeiros cinco meses do ano
Os países lusófonos e a China registaram trocas comerciais de 51,8 mil milhões de dólares (45,7 mil milhões de euros) nos primeiros cinco meses do ano, um decréscimo homólogo de 12%.
As exportações para Pequim representaram 37 mil milhões de dólares (32,6 mil milhões de euros), mais do dobro daquele registado com a importação de produtos chineses, de acordo com dados oficiais publicados no portal do Fórum Macau, com base nas estatísticas dos Serviços de Alfândega chineses.
O Brasil continua a ser de longe o país lusófono com o maior volume de trocas comerciais com a China, garantindo mais de 80% dos bens transacionados, seguindo-se Angola, Portugal, Moçambique, Timor-Leste, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.
Em relação ao mês anterior, as trocas comerciais entre os países de língua portuguesa e Pequim mantiveram-se quase inalteráveis em maio (+0,88%), registando-se um decréscimo de 1,15% nas importações de produtos chineses.
As trocas comerciais entre janeiro e maio entre Lisboa e Pequim ascenderam a 2,4 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros), menos 7,9% se comparado com o período homólogo do ano anterior.
Nestes cinco meses do ano, Portugal importou menos 9,2% de produtos chineses e exportou para a China menos 5,5%, em relação ao mesmo período de 2019.
A China estabeleceu a região administrativa Especial de Macau como plataforma para a cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003, ano em que criou o Fórum de Macau.
Este Fórum tem um secretariado permanente, reúne-se a nível ministerial a cada três anos e integra, além da secretária-geral, Xu Yingzhen, e de três secretários-gerais adjuntos, oito delegados dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).
Data: 2020-07-15
Vídeo
VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1
IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8
IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1
Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]
VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)
VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)
VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho
Mindelo e São Vicente com muita morabeza
Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário
Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva
VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)
VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Francisca Chambal
VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Robledo Gioia
VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Sandra Augusto
VI CONGRESSO DA APLOP - Abertura do Painel I - Lídia Sequeira
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Adriano Rosamonte
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Augusto Fernando Cabi
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Madalena Neves
VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Fernando Nunes da Silva
Congresso Intercalar Portos CPLP - Rio de Janeiro – Domingos Fortes (1)
“EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”- Matos Fernandes (1)
IV Encontro de Portos da CPLP – Menção Honrosa a Lima Torres
IV Encontro de Portos da CPLP - Sessão de encerramento - Franklim Spencer
“GEOPOLÍTICA DO MAR” - Carlos Manuel Mendes Dias (1)
Novo Porto do Dande - Domingos Fortes (1)
IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer
«Há muito potencial de crescimento nas relações comerciais Portugal/Brasil» (1)
Porto de Luanda - 1955
III Encontro de Portos da CPLP - Adalmir José de Sousa
III Encontro de Portos da CPLP – Apresentação da Mesa de Honra
III Encontro de Portos da CPLP - Estudo de mercado - (13) – Debate
Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012
