Início > Artigo > CDRJ participa na SIPAT Portuária Compartilhada



RIO DE JANEIRO, BRASIL

CDRJ participa na SIPAT Portuária Compartilhada


Este ano, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Porto do Rio de Janeiro foi integrada com outras empresas e instituições, que se uniram para realizar um evento mais abrangente, alcançando centenas de trabalhadores portuários. As palestras e atividades foram realizadas no período de 07 a 15 de outubro, em frente a um dos portões de acesso ao Porto, no Caju.

A programação incluiu ações de saúde e cidadania como testes rápidos, exame de vista, massagens, cortes de cabelo, além de oficinas de repelente, sabão ecológico, compostagem, entre outras. Também foram distribuídos preservativos e materiais informativos aos caminhoneiros sobre Prostituição e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Na área de segurança do trabalho, foi realizado um curso rápido sobre prevenção de acidentes (SEST SENAT) e um oficial do Corpo de Bombeiros falou sobre as técnicas de combate a incêndios e emergências clínicas. Entre as palestras, foram abordados temas como stress, cargas perigosas, proteção contra quedas, equipamentos para prevenção de acidentes, coleta seletiva, entre outros assuntos.

Além de ter colaborado com a distribuição de informativos para esclarecimento sobre dependência química (Álcool, Drogas e Tabagismo), a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) participou com duas apresentações. Uma delas foi da especialista portuária Susana Muniz, que falou sobre a questão do Alcoolismo. Sua palestra contou ainda com depoimentos de membros dos Alcoólicos Anônimos (A.A.) que explicaram aos presentes sobre a irmandade e exibiram um vídeo.

A outra palestra da CDRJ foi do superintendente da Guarda Portuária, José Tadeu Diniz, que abordou o tema Segurança Portuária, explicando sobre o Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS-Code) e o funcionamento do moderno Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) do Porto do Rio de Janeiro.

Atuaram conjuntamente na SIPAT as arrendatárias MultiTerminais, Libra Terminais, Triunfo Logística, a operadora Pennant, além da Prefeitura do Rio, SEST SENAT, OGMO-RJ, entre outras. A SIPAT é uma das atividades das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), devendo ser realizada, obrigatoriamente, todo ano, com o objetivo de promover conhecimento e conscientizar os empregados sobre a prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.
 


 



Data: 2019-10-23

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)