Início > Artigo > Porto de Itajaí recebe desembarque de 840 veículos importados e ultrapassa a marca de 31 mil unidades



BRASIL

Porto de Itajaí recebe desembarque de 840 veículos importados e ultrapassa a marca de 31 mil unidades


O berço 3 do Porto de Itajaí recebeu através do sistema de operações Roll On Roll Off, mais uma atracação de veículos importados da General Motors (GM).O navio de bandeira panamenha – GUANGZOUHIGHWAY, de 180 metros de comprimento por 32 de boca (largura), pertence ao Armador K-Line, e trouxe a bordo 840 veículos dos modelos Equinox (820) e Camaro (20) totalizando 1.455.680 quilos.

A embarcação partiu do Porto de Cartagena (Colômbia), e, em seu trajeto fez escalas diferenciadas nos Portos de Altamira e Vera Cruz, ambos no México, onde foram embarcados todos os veículos. Já no Porto de Itajaí, sua atracação ocorreu no berço 03 (porto público), às 08:20 desta manhã. Suas operações iniciaram ainda pela manhã por volta de 13:00 horas. A previsão de encerramento desta operação ocorrerá ainda na sexta com sua desatracação programada para às 20:00 horas, seguindo roteiro marítimo para o seu destino final, no Porto de Santos, litoral de São Paulo (SP).

Em pouco mais de um ano de operações, agora o número de atracações chega a 26 desembarques. A primeira atracação “teste” aconteceu em 09 de junho de 2018, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruise a bordo do navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY.

O somatório atual com a vigésima sexta atracação totaliza a marca de 31.482 veículos importados pela montadora General Motors/Chevrolet desembarcados no Porto de Itajaí.

De acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, as operações seguem um cronograma de desembarque com uma movimentação em média de 70 a 90 veículos por hora. Todos os trabalhos de deslocamento de veículos são realizados por equipes de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de categorias diferenciadas, utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.

Desde novembro de 2018, a APM Terminal passou a atender com frequência quinzenal navios do tipo ROLL ON ROLL OFF, para a importação de veículos. Em outubro de 2018 um contrato foi assinado com a APM Terminals para a vigência de um ano, após a fase de operações testes em Itajaí com linhas marítimas de diferentes países, entre eles os Estados Unidos, México, Brasil e Argentina. Segundo informações preliminares, existe a expectativa positiva em renovar o contrato em outubro deste ano para o período de mais dois anos de vigência.

“Todo esse empenho em solidificar esse tipo de movimentação de cargas, nos preenche de orgulho e satisfação. Em pouco mais de um ano receber quase trinta navios deste porte, nos reflete o quanto o Porto de Itajaí é importante para esse tipo de operações”, destaca Volnei Morastoni, Prefeito de Itajaí.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

Segundo informações da Gerência de Operações do Porto de Itajaí, a próxima atracação com veículos da GM está programada ainda para este final de mês. Com o próximo desembarque, o Porto de Itajaí poderá ultrapassar a marca de mais de 33 milveículos da montada GM.

“O Porto de Itajaí já é uma referência quanto as operações Roll on Roll off, e certamente nos credencia para cada vez mais nos qualificarmos no mercado portuário do país”, conclui Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.


 



Data: 2019-09-21

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família