Início > Artigo > Ligação comercial entre os portos de Imbituba e Sines em equação



PARCERIA LUSO-BRASILEIRA

Ligação comercial entre os portos de Imbituba e Sines em equação


A Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) promoveu no dia 20 o evento ‘Imbituba do Futuro: Conexão Imbituba – Portugal na Câmara de Vereadores’, cujo ponto alto foi a assinatura de um Acordo de Cooperação em Regime de Reciprocidade para estudo e desenvolvimento de actividades recíprocas. Entre os destaques esteve também a apresentação de um modelo de negócio para exportar produtos catarinenses via Imbituba, até Sines, seja com destino a Portugal ou tendo em vista outros países da União Europeia (UE).

Portugal pode facilitar penetração comercial do Brasil na UE

«As vantagens de ter Portugal como um parceiro incluem muito mais do que apenas um país, afinal, como membro permanente da União Europeia temos muitos parceiros comerciais, especialmente em relação aos países de Língua Portuguesa», comentou a vice-cônsul de Portugal, Susana Pereira, uma das figuras de destaque do evento. «Apenas em 2018 Portugal exportou 2,3 mil milhões de euros para o Brasil e, inversamente, o Brasil 1,4 mil milhões para Portugal», salientou, enfatizando a importância dos acordos bilaterais entre os dois países.

Além desses benefícios mútuos, a relação pode traduzir-se num abrir de portas das portas da UE para o Brasil: «Portugal oferece facilidade de acesso aos mercados europeus, menores custos operacionais do que outros mercados da Europa, qualidade de vida e condições de segurança», destacou Susana Pereira, citada pelo jornal brasileiro ‘Notisul’. É neste contexto que surge a ideia de um novo modelo de negócio que visa materializar uma ponte entre o porto brasileiro de Imbituba (no Estado de Santa Catarina) e o Porto de Sines.

Exportações de Imbituba para Sines

«A ideia da Via Europa é termos uma base das exportações em cinco regiões em Santa Catarina a partir de Imbituba, de forma que não concorram entre si, ligadas a uma empresa constituída em Portugal com capital estrangeiro que fará o apoio à importação e exportação», revelou Carlos Varela Luc, presidente da Câmara Catarinense de Intercâmbio com países Lusófonos, outra das figuras em destaque durante o evento ‘Imbituba do Futuro: Conexão Imbituba – Portugal na Câmara de Vereadores’.

De acordo com o jornal ‘Notisul’, mais de 50 pessoas participaram no encontro, que contou com as presenças do presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, Jucesc, Juliano Chiodelli, do prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, do presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Luiz Rodrigues, da Secretária de Desenvolvimento Económico, Carina Genovez, e do presidente da SC Par Porto de Imbituba, Jamazi Ziegler.

fonte


 



Data: 2019-08-23

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012