Início > Artigo > Lançado drone que faz entregas a navios no mar



Lançado drone que faz entregas a navios no mar


A Wilhelmsen Ships Service (WSS), agente de navegação norueguesa, lançou esta semana, em cooperação com a Airbus, um projecto pioneiro – Agency by Air – destinado a entregas às embarcações ancoradas, segundo comunicado oficial. Este tipo de transporte reduz os custos de energia em 90% e com isso a pegada ecológica.

O projecto, primeiramente introduzido num dos portos mais activos do mundo, como é o de Singapura, consiste em transportar uma variedade de itens – desde peças de reposição, a documentos ou mesmo kits de teste de água – com recurso a um drone shore-to-ship, ou seja, a um veículo aéreo não tripulado, para embarcações ancoradas no meio do mar.

O teste foi realizado a partir da marina South Pier, na última semana, com produtos consumíveis e o drone Airbus Skyways navegou autonomamente através de corredores aéreos pré-determinados para o efeito com 1,5 quilómetros para leste de Singapura, limitados, por enquanto, a esta distância, para garantir a segurança, prevendo-se, no entanto, que no futuro esta distância possa ser aumentada para 3 quilómetros.

Todo o processo da primeira entrega, que demorou 10 minutos, foi acompanhado por observadores a bordo do convés do navio da Swire Pacific Offshore (SPO), de forma a garantir a segurança da embarcação e da tripulação. Tendo igualmente contado com a colaboração da Autoridade Portuária de Singapura (MPA) e da Autoridade Civil de Aviação de Singapura.

“Estamos confiantes em que a iniciativa pioneira da Wilhelmsen crie novas oportunidades para futuras colaborações com a SPO, melhorando a eficiência do trabalho e gerando economia de custos para os participantes do sector offshore”, referiu Duncan Telfer, Director comercial da SPO.

Este projecto surgiu na sequência de um Memorando de Entendimento (MoU) assinado em Junho de 2018, no qual as empresas estabeleceram as operações marítimas e portuárias necessárias, obtendo aprovações relevantes das autoridades para desenvolver as entregas. Sendo que, de momento, a MPA Singapura está a facilitar os ensaios, que começaram no final de Novembro de 2018, através do uso provisório do Marina South Pier como o ponto de lançamento do drone, designando igualmente ancoradouros para as embarcações.

fonte


 



Data: 2019-03-23

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família