Início > Artigo > CFM e Parceiros distinguidos com o Prémio Platina



MOÇAMBIQUE

CFM e Parceiros distinguidos com o Prémio Platina


A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), em conjunto com outras empresas integrantes do Corredor de Maputo, designadamente, TFR, MPDC e Grindrod, foi distinguida com o Prémio Platina, a mais alta distinção que é anualmente atribuída pela revista Logistics News, uma publicação da África do Sul.

Para esta premiação contou o trabalho ao nível de volume do desempenho registado nos últimos 5 anos observado no Corredor de Maputo.

“O volume do desempenho de 2013, especificamente para o Corredor de Maputo, foi analisado internamente e várias entrevistas foram realizadas com as partes interessadas para compreender as iniciativas empreendidas para aumentar os volumes em mais de 50 por cento durante os últimos cinco anos”, justificam os organizadores.

Acrescentam que o alinhamento entre todas as partes interessadas no Corredor, a colaboração entre o operador ferroviário da África do Sul (Transnet Freight Rail) e os CFM, bem como com o MPDC e Grindrod, também foi tido em conta.

“A TFR, os CFM, o MPDC e a Grindrod trabalharam conjuntamente neste projecto para voltar a transportar as commodities a granel pela ferrovia. Como resultado, o Corredor aumentou os volumes ferroviários entre a África do Sul e Moçambique”, acrescenta o documento.

Reagindo a este prémio, o Administrador para a área operacional dos CFM, Agostinho Langa Júnior teceu o seguinte depoimento: “O CFM, sendo parte do Corredor de Maputo, congratula-se com esta premiação que servirá para estimular os esforços que a Empresa vem desenvolvendo ao investir na reabilitação de infraestruras (linhas e pontes); na aquisição de Material Circulante (Locomotivas e Vagões) e na modernização dos sistemas de comunicação”.

Acrescentou que estes investimentos têm como fim o aumento da capacidade ferroviária e a circulação de comboios com segurança e com menor tempo de trânsito. É assim que o CFM viu os seus volumes no Corredor a aumentarem em 59% nos últimos 5 anos, passando de 4.3 Milhões de Tons para 6.9 Milhões de Tons, rebocadas.

Refira-se que, recentemente, o Presidente do Conselho de Administração dos CFM, Miguel Matabel, acompanhado pelo Administrador operacional e outros quadros da empresa, deslocou-se a África do Sul para, em conjunto com a congénere Sul-africana TFR, discutir mecanismos para o aumento de cargas para o Porto de Maputo, através da Linha de Ressano Garcia, uma iniciativa que se apresenta recorrente tendo em vista à angariação de mais tráfegos, à semelhança do que aconteceu no ano passado, quando o PCA dos CFM se deslocou ao Zimbabwe para encontros com a NRZ e ZIMASCO.

A Logistics News é a única revista na África do Sul que auxilia empresas na sua busca pela excelência, fornecendo artigos de Liderança de Pensamento, Estudos de Caso, resenhas de livros e informações do sector sobre logística eficaz e gestão da cadeia de fornecimento/suprimentos.

fonte


 



Data: 2018-12-10

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012