Início > Artigo > CFM realiza Curso de «Administração e Dimensionamento de Terminais»



MOÇAMBIQUE

CFM realiza Curso de «Administração e Dimensionamento de Terminais»


A CFM - Caminhos de Ferro de Moçambique -, sob a direção do Presidente do Conselho de Administração e Vice-Presidente da APLOP, Eng. Miguel Jose Matabel, realizou, nos dias 4 e 5 de maio, o curso intensivo “Administração e Dimensionamento de Terminais”, que foi ministrado pelo Prof. Eng. Adalmir José de Souza, Diretor Geral do NEDIN – Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Infraestrutura da UFF, Universidade Federal Fluminense de Niterói / RJ, Brasil.

O curso, realizado em regime integral, na Sala dos Grandes Actos, coordenado pelo Diretor do Gabinete de Comunicação e Imagem, Dr. Adélio Segredo Dias, contou com a presença do Diretor de Recursos Humanos, Dr. Ório Simão Benzane, do Diretor de Engenharia, Eng. Samuel Daniel Muzime, e a participação de 39 técnicos, sendo em sua maioria engenheiros representantes dos portos de norte a sul do país.

Com cerca de 250 slides, vídeos e exercícios práticos de dimensionamento de defensas de cais e de terminal de contentores, teve como principal programa os seguintes itens: 1) Portos; 2) Obras de Melhoramento; 3) Muros de Cais; 4) Aluvionamento; 5) Dragagem; 6) Defensas de Cais; 7) Unitização de Cargas; 8) Transporte Multimodal; 9) Terminal Multimodal; 10) Terminal de Granéis Líquidos; 11) Terminal de Contentores; 12) Portos Secos; 13) Portos de Transbordo; 14) Portos de Enlace; 15) O Sistema Transbordo; 16) Conceito de Superporto; 17) Transbordo na América do Sul; 18) Transbordo na América Central e Caribe; 19) Transbordo na Europa; 20) Transbordo na Ásia; 21) Transbordo na África.

Segundo o Professor Engenheiro Adalmir, o mais importante no curso foi o alto nível dos participantes, demonstrando dedicação e respeito e proporcionando uma relação mútua de intercâmbio técnico-cultural, com a qual todos saíram ganhando. Assim sendo, além do programa, com o objetivo de atualizar os participantes, apresentou mais 108 slides e analisou os seguintes temas: 1) Automação, Logística dos Transportes e Futuro do Transporte Marítimo; 2) Sistema de Transposição de Desnível, Eclusas e Canal do Panamá; 3) Revitalização e Turismo; 4) A Integração dos Portos da CPLP.

ADALMIR JOSÉ DE SOUZA é Engenheiro Civil da UFF de Niterói / BRASIL; DEA-Diplomado de Estudos Avançados em Engenharia Náutica na UPC de Barcelona / ESPANHA; MsC - Mestre em Transportes na UFF de Niterói / BRASIL; Pós- graduado em Engenharia Portuária no HHLA de Hamburgo / ALEMANHA; Especializado em Portos e Vias Navegáveis na UFRJ do Rio de Janeiro / BRASIL. Além disso, possui cerca de 88 publicações, entre livros e trabalhos técnicos, tendo ministrado cursos e conferências nos principais países da América do Norte, Central e do Sul, Europa, Ásia e África. Como Engenheiro de Carreira, trabalhou na CBD-Dragagem, PORTOBRÁS S.A., CDRJ – Docas do Rio. Foi Diretor-Executivo da ABEPH – Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias - e várias empresas nacionais e internacionais como Engenheiro Consultor. Atualmente é Professor da Escola de Engenharia da UFF e Diretor Geral do NEDIN – Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Infraestrutura da UFF.


 


 



Data: 2018-05-11

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)