Início > Artigo > Guilhermina Rego



MIL NEWSLETTERS DA APLOP

Guilhermina Rego


A 28 de Abril de 2018, a APLOP difundiu a milésima newsletter electrónica.
Fundada a 13 de Maio de 2011, a Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa apresentaria o seu portal na web cinco meses depois, em cerimónia pública realizada em Lisboa, acto que decorreu a abrir o segundo dia de trabalhos do 14.º Congresso da APLOG.
A primeira newsletter foi emitida a 15 de Outubro de 2011.

Tempo para viajar na história, recordando algumas das newsletters emitidas nos últimos anos, percurso encimado por contributos de personalidades ligadas à APLOP, e que com ela têm colaborado ao longo destes anos.

Reproduzimos hoje a edição 650 da newsletter da APLOP, emitida a 13 de Abril de 2016, acompanhada do contributo de Guilhermina Rego, Presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

GUILHERMINA REGO

É histórica a relação que a APDL tem com os Portos de Língua Portuguesa. Em 2008 o Porto de Leixões organizou o 1.º Encontro dos Portos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, dando depois origem ao nascimento da APLOP.

Sabemos da importância que os portos têm no desenvolvimento da economia destes países e, por isso, sempre nos disponibilizámos para cooperar com estes negócios, nomeadamente através de protocolos de formação portuária.

Desde 2013, desenvolvemos 246 ações de formação para países como Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Timor Leste, e até mesmo com outros países como a Venezuela, Benin, Camarões, Guiné-Conakri, Senegal, Togo, Tunísia, entre outros. Demos mais de 10 mil horas de formação, que contaram com a participação de 1.242 trabalhadores.

É muito gratificante termos a consciência de que a transferência de conhecimentos nas áreas da organização, planeamento e gestão portuária contribui, em larga escala, para o desenvolvimento do setor portuário dos Portos de Língua Portuguesa.

A qualificação dos recursos humanos e técnicos destes portos faz a diferença e, por isso, continuamos a estar de portas abertas para todos os que pretendam conhecer a realidade portuária de Leixões.

Ao longo dos últimos anos, temos, também, dedicado muitas ações de aproximação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), não só pelas razões históricas que nos juntam, mas também pela evolução registada no seu setor marítimo-portuário.

Reconhecemos ainda a disponibilidade, o interesse e a vontade que os PALOP têm em contar com os operadores portugueses no apoio à modernização e desenvolvimento económico e social.

Por estes motivos, vamos continuar a apostar em relações comerciais estreitas e de cooperação, ao mesmo tempo que continuaremos a promover laços de conhecimento e amizade para enriquecer a força dos PALOP.

Guilhermina Rego
Presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL)



 



Data: 2018-05-02

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família