Início > Artigo > Directoria da ANTAQ visita portos de Santa Catarina



BRASIL

Directoria da ANTAQ visita portos de Santa Catarina


Os membros da Superintendência do Porto de Itajaí receberam a visita do atual Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Francisval Mendes e Jacqueline Wendpap, Assessora Técnica da Diretoria do órgão. Na oportunidade foram recepcionados por representantes dos Terminais de Uso Privado (TUPs), que estão integrados ao Complexo Portuário de Itajaí, e ainda conheceram através de uma apresentação o projeto que contempla as obras da "Bacia de Evolução" - Novos Acessos Aquaviários do complexo, cuja obra está prevista para ser concluída dentro deste semestre, e, que irá permitir atracações de navios de até 366m.

A visita técnica fez parte de um roteiro programado no Estado de Santa Catarina, onde a equipe passou pelo Porto de São Francisco (TESC), CIDASC - TUP em Itapoá, Porto de Itajaí (APM) e Portonave, finalizando o tour catarinense pelo trapiche de Casnavieiras e ao IPTur Bontur, em Balneário Camboriú.

Durante a visitação, o Superintendente do Porto, Engº Marcelo Werner Salles, apresentou os atuais e futuros projetos de expansão do Porto de Itajaí em área terrestre, onde é visado aumentar e melhorar o espaço de armazenagem, assim como toda a logística operacional, "Todo projeto de ampliação do Porto, ou mesmo investimentos em infraestrutura, é preciso que seja avaliado e aprovado pela ANTAQ. Estamos trabalhando em duas frentes, uma delas é dar ampliação para estrutura portuária, para dar condições operacionais, e por assim aumentar as receitas do Porto de maneira equilibrada, como também estamos desde setembro do ano passado solicitando uma revisão da reestruturação da tarifa portuária do Porto de Itajaí que nos últimos anos apresentou déficit acumulado de R$ 22 milhões”.

O atual dirigente da ANTAQ, Francisval Mendes ficou entusiasmado com a receptividade na sede da Superintendência e afirmou acompanhar de perto todos os trâmites que se fazem necessário para dar continuidade quanto ao desempenho do Complexo Portuário de Itajaí, "É uma satisfação muito grande para nós, enquanto representante e dirigente da ANTAQ, visitar os nossos portos regulados. É um momento que eu me surpreendo em conhecer Itajaí, onde eu faço aqui à visita a autoridade portuária e logicamente ouço e levo para Brasília as preocupações de vocês, que também são nossas”, concluiu.

A presença direta da ANTAQ é extremamente importante para fins de transparência e cooperação entre o órgão e o Porto, onde ambos visam sempre a cooperação entre instituições, "Os portos brasileiros como um todo estão carentes de uma atenção maior da ANTAQ e isso a gente sente bastante" completa Jacqueline, Assessora Técnica.

A visita também contou com a presença do Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, onde reiterou o compromisso com o apoio do município junto a ANTAQ e aproveitou o momento para convidar os membros para participarem da abertura oficial da 3ª edição da regata Volvo Ocean Race, marcada para 05 de abril.


 



Data: 2018-03-31

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012