Início > Artigo > Jovem portuguesa Eugénia Barroca no World Ocean Summit 2018



MÉXICO

Jovem portuguesa Eugénia Barroca no World Ocean Summit 2018


Eugénia Barroca tem 23 anos, é recém-licenciada em Biologia Marinha pela Universidade do Algarve e nutre um amor incondicional pelo oceano. É esta paixão que a leva agora ao México, para participar no World Ocean Summit 2018.

A oportunidade surgiu quando percebeu que a Sustainable Oceans Alliance (SOA), organização que tem como missão apoiar os jovens ativistas que lutam por proteger o oceano, estava a realizar um concurso mundial para oferecer 15 entradas no World Ocean Summit.

Do leque de jovens selecionados, Eugénia foi a única portuguesa a conseguir um passe para o World Ocean Summit 2018, depois de ter conquistado o júri com um curto vídeo de apresentação. Agora, Eugénia ficará a saber mais sobre as medidas ambientais levadas a cabo em diferentes países e as alternativas viáveis para a substituição de materiais altamente poluentes, como é o caso do plástico.

A campanha de crowdfunding e apoio fundamental do SEA LIFE Porto

Depois de saber que era uma das vencedoras, Eugénia partiu à procura de financiamento junto de organizações e fundações, para conseguir voar até ao México. Sem trabalho e com pouco tempo para recolher o montante necessário para a viagem e estadia, criou uma campanha de crowdfunding. Contou também com o apoio do SEA LIFE Porto, que a convidou a tornar-se embaixadora do oceanário e lhe financiou a viagem até ao continente americano.

Para Rui Ferreira, diretor-geral do SEA LIFE Porto, “o difícil seria dizer não a um pedido destes”. “A Eugénia chegou até nós com a premissa de se querer tornar uma embaixadora dos oceanos e da sustentabilidade. O compromisso com os oceanos e a preocupação com a vida marinha são valores que o SEA LIFE Porto partilha com esta jovem cheia de iniciativa, daí considerarmos muito importante ajudar a Eugénia a concretizar este sonho”.

De realçar que Eugénia Barroca foi também apoiada pela The Ocean Foundation e pela organização Sailors for the Sea Portugal.

A jovem portuguesa tem traçado um percurso ímpar no compromisso com os oceanos, uma vez que é a representante portuguesa do Youth Advisory Council desde a data da sua fundação, em junho de 2016. Este projeto internacional integra o evento World Oceans Day, que tem como missão promover o debate e promoção de ideias e perspetivas sobre o oceano e a sua conservação ao longo de todo o ano.

fonte


 



Data: 2018-03-07

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012