Início > Artigo > Grupo estatal chinês negoceia entrada num dos principais terminais de contentores do Brasil



Grupo estatal chinês negoceia entrada num dos principais terminais de contentores do Brasil


O China Merchants Group (CMG), detido pelo Estado chinês, está a negociar a aquisição uma participação de 50% na empresa Terminal de Contentores de Paranguá (TCP) detida pela Advent International Corp, revelam vários meios de comunicação internacionais. De acordo com as mesmas fontes, o valor do negócio deverá rondar os 942 milhões de euros.

A TCP também tem como accionista a APM Terminals, do Grupo Maersk, e gere o terminal de contentores do porto de Paranguá, no Estado do Paraná, sendo comsiderado o segundo mais movimentado do Brasil, segundo o World Maritime News. Já para o jornal O Estado de São Paulo, é o terceiro maior terminal de contentores do país, atrás dos de Santos Brasil e Brasil Terminal Portuário, ambos no porto de Santos.

É considerado um dos mais modernos do Brasil e tem sido objecto de elevados investimentos nos últimos anos, destinados à renovação de equipamentos e infra-estruturas, com impactos positivos na produtividade da TCP. Em 2015, segundo o jornal O Estado de São Paulo, em 2015, o porto de Paranguá movimentou 815,6 mil TEU. E actualmente tem o maior número de infra-estruturas para manutenção de contentores de produtos refrigerados do país.

Quanto à CMG, segundo o mesmo jornal, trata-se do maior investidor e operador de estradas na China, com “8.147 km de estradas, pontes e túneis em 18 províncias”, além de ter 31 terminais portuários disseminados por 18 países. Diz o jornal que a entrada na TCP poderia ser uma porta de entrada da CMG em negócios no sector das infra-estruturas de transportes brasileiro, actualmente carente de investimentos.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a TCP e a CMG estão em fase adiantada de negociações. Em 2016, “o TCP contratou os bancos BTG Pactual e Morgan Stanley para assessorá-lo nas negociações” e o grupo chinês “contratou o Banco Santander”. Antes disso, o TCP negociou esta venda com a Dubai Port World (DP World), sócio da Odebrecht na Embraport, mas a possibilidade de acordo fracassou, depois do afastamento da empresa árabe, refere o World Maritime News.

fonte


VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM

Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS



Data: 2017-04-21

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012