Início > Artigo > Inaugurado posto de fiscalização da pesca no Egipto Praia



BENGUELA, ANGOLA

Inaugurado posto de fiscalização da pesca no Egipto Praia


Um posto de observação e fiscalização da Pesca e Aquicultura foi inaugurado na comuna do Egipto Praia, município do Lobito (Benguela), pelo vice-governador provincial para área económica, Gika Morais.

 

Na ocasião, o vice-governador entregou uma lancha de 70 cavalos, com seis metros de comprimentos e alcance de 20 milhas náuticas para patrulhamento, com a capacidade para sete pessoas.

Durante o acto, o secretário de Estado das Pescas para Aquicultura, Carlos Martinó, em representação da ministra das Pescas, Vitória de Barros Neto fez o lançamento do projecto de construção e apetrechamento d e um Centro de Apoio à Pesca Artesanal.

Carlos Martinó afirmou que estes projectos visam responder as preocupações apresentadas pelas populações no que tange ao fornecimento de serviços de pescas e aquicultura.

O responsável considerou que a comuna, possui um grande potencial no que concerne a pesca artesanal e verificava-se que os pescadores enfrentavam dificuldades para rentabilizar os seus negócios.

Referiu que o centro será uma grande valia porque vai garantir postos de trabalhos que vão beneficiar aproximadamente 200 famílias, assim como formará mulheres que posteriormente serão enquadradas no processamento do pescado.

Apelou as mulheres locais a aderirem ao projecto para que nele encontrem formas de sustentabilidade para as suas famílias.

O responsável fez saber que o posto ora inaugurado vai obrigar os pescadores a cumprirem com os marcos previstos pela lei, evitando ultrapassar as quatro milhas náuticas.

Disse que estão criadas condições técnicas de comunicação entre os inspectores da sede provincial (Benguela) e as embarcações no alto mar, visando acudir qualquer preocupação adversa.

A Angop apurou por outro lado que, o futuro centro de Apoio à Pesca Artesanal vai criar 50 postos de trabalho directos e terá vários serviços, entre eles uma ponte cais, uma bomba de combustível contentorizada, túneis de congelação, câmaras de conservação do pescado, área de tratamento e processamento, área de tarimbas.

Será de igual modo criado um sistema de tratamento das águas residuais para acautelar o ambiente, vai contar com uma capacidade de armazenamento de cinco toneladas por dia, sete de gelo e um tanque de combustível para 25 mil litros de gasolina e 15 mil de gasóleo.

Está ainda salvaguardada a problemática da formação, cujas obras estão orçadas em aproximadamente um milhão e 830 mil e 540 dólares e estarão concluídas no período de 246 dias.

Por sua vez, o administrador da comuna do Egipto Praia, José Francisco Faria, frisou que o lançamento da primeira pedra do Centro de Apoio aos Pescadores Artesanais, e a inauguração do Posto de Fiscalização, vão aumentar as capturas e criar centenas de postos de trabalho.

Enfatizou que o sector conta já com os préstimos de dois observadores comunitários formados a luz do programa de melhoramento e controlo de toda a actividade de pesca exercida naquela localidade, que decorre sob o lema “ Proteger os Recursos Biológicos e Aquáticos para garantir o Futuro”.

fonte
 


VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM

Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS



Data: 2017-03-20

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012