Início > Artigo > Entrada de Angola na ZCL discutida em seminário internacional



SADC

Entrada de Angola na ZCL discutida em seminário internacional


A entrada de Angola na Zona de Comércio Livre (ZCL) da SADC em 2017, regimes aduaneiros e sistemas pautais foram os temas abordados no seminário de Comércio Internacional, promovido pelo projecto de assistência técnica ao Secretáriado Naciona da SADC.
Para Fernando Vale, a pauta aduaneira não é “proteccionista” mas incentivadora do investimento e que exige de imediato a reindustrialização do país.

Segundo o especialista, é com este regime que toda a indústria nacional sai a ganhar, as matérias-primas e os equipamentos para uso industrial ficaram isentas, aos agricultores e os pescadores também ficaram com a vida facilitada e o momento certo para Angola crescer de um modo sustentável, menos dependente do petróleo.

Os direitos aduaneiros, específicos e ad-valorem, o sistema harmonizado e sistema de preferência generalizado foram também analisados pelos seminaristas.

Para incentivar a produção nacional, lembrou que a Pauta Aduaneira de Angola entrou em vigor a 3 de Março de 2014, instrumento enquadrado na estratégia de diversificação da economia, assente na protecção da produção nacional emergente, razão pela um conjunto de produtos viram as suas taxas agravadas.

Destacou o crescimento da produção de vidro, materiais de construção, como telhas, tijolos, ladrilhos de cimento, obras de marcenaria ou de carpintaria para construção, cozinha e sala.

Em termos de protecção da produção nacional alimentação populacional angolana, os participantes deram como absoluta prioridade as águas de mesa e águas gaseificadas, bebidas alcoólicas e bebidas de sumos de fruta, mel, frutas, cereais , conservas e preparações de carne produtos hortícolas e tubérculos, peixe Bagre e ovos.

Fazem ainda parte de uma orientação política no sentido de proteccionismo da produção nacional, as partes de plantas, tintas e vernizes, artigos de embalagens e transporte, de plástico para uso doméstico, cabelos e peruca, artefactos de joalharia.

fonte

 


VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM

Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS



Data: 2016-12-12

 Vídeo

PLAYLIST DE VÍDEOS LOBITO 2013

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família