Início > Artigo > Dili recebe em Maio terceira reunião de ministros do Mar da CPLP



TIMOR LESTE

Dili recebe em Maio terceira reunião de ministros do Mar da CPLP


Os desafios e oportunidades do mar no espaço lusófono são o tema central da agenda da terceira reunião dos ministros dos Assuntos do Mar da CPLP, que decorre entre 15 e 19 de Maio em Díli.

 

Os encontros arrancam no dia 15 de Maio com um debate sobre o problema do lixo marinho e o lançamento da campanha "Praia Limpa, ambiente saudável" e continuam a 16 de Maio com um seminário internacional e a inauguração da exposição "Projecto Montanha".

No dia 17 de Maio decorre a reunião de Pontos Focais dos Assuntos do Mar e, finalmente, a 18, a reunião plenária dos ministros do Mar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a que Timor-Leste preside actualmente.

Os encontros terminam a 19 de Maio com uma conferência internacional sobre fronteiras marítimas.

O debate sobre lixo marinho conta, entre outros, com a participação de representantes de Portugal, Cabo Verde e Timor-Leste, que darão a conhecer, respectivamente, projectos da Associação Portuguesa de Lixo Marinho (APLM), boas práticas cabo-verdianas e a iniciativa timorense TasiMos.

Entre as várias actividades está também previsto um seminário internacional que contará com a presença do ex-secretário de Estado português Pinto de Abreu e do juiz do Tribunal Internacional do Mar, José Luís Jesus.

Deverão ainda marcar presença Susi Pudjiastuti, ministra das Pescas da Indonésia, José Gonçalves, da Autoridade Nacional do Petróleo e Minerais de Timor-Leste e Widi Agoes Pratikto, director executivo da Iniciativa do Triângulo dos Corais.

O professor Rodrigo Fernandes More, da Universidade de São Paulo (Brasil), e o ministro da Defesa timorense, Cirilo Cristóvão, participam também no seminário.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, anfitrião da reunião de Díli, o seminário pretende reconhecer o papel vital dos oceanos como "fonte de subsistência, alimentação, criação de emprego e de actividades recreativas".

"Os oceanos são também vitais para o comércio, estimando-se que cerca de 90% do comércio internacional seja feito via mar. Os oceanos e mares encerram igualmente um grande potencial de recursos vivos e não vivos, essenciais para a economia mundial dos nossos dias", refere documentação enviada à Lusa.

A comunidade de países de língua portuguesa adoptou em 2010 a Estratégia da CPLP para os oceanos e aprovou o Regimento Interno da Reunião de Ministros dos Assuntos do Mar no mesmo ano, tendo desde aí decorrido duas reuniões, em Luanda, em Junho de 2012, e outra extraordinária em Junho do ano passado.

"A CPLP é uma comunidade que, historicamente, nasceu do mar e continua a manter fortes laços culturais e económicos com os oceanos. A CPLP é, pela sua própria natureza, uma comunidade marítima, dispondo de uma extensa área oceânica sobre a sua jurisdição, com um vasto potencial de recursos vivos e não vivos fundamentais para a nossa cultura marítima e para o desenvolvimento sustentável da economia dos países membros", sublinha o Governo timorense na mesma informação enviada à Lusa.

As questões do mar, nota, "são particularmente importantes para Timor-Leste", não só pelo valor dos oceanos em si mas pelos "particulares desafios ao nível da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada" e por ainda não estarem definidas as fronteiras marítimas permanentes do país.

fonte
 


VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM

Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS



Data: 2016-05-06

 Vídeo

Porto de Lisboa – 6-7 Dezembro 2012

 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA” - Adalmir José de Sousa (4)

 VIII Congresso da APLOP | Maputo, Março 2015 #1

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #8

 IX Congresso da APLOP | Itajaí, Abril 2016 #1

 Estudo de Mercado do Espaço Aplop, Versão 2.0 [1]

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (4)

 VII Congresso da APLOP - Lobito - Cerimónia de abertura (3)

 VII Congresso da APLOP - Lobito – José Luís Cacho

 Futuro Terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro

 Mindelo e São Vicente com muita morabeza

 Operação Urbana Porto Maravilha - Simulação 3D do Sistema Viário

 Operação Urbana Porto Maravilha - Metodologia Construtiva

 VI CONGRESSO DA APLOP - Painel I – Lisender Borges (1)

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Francisco Venâncio

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Jorge Luiz de Mello

 VI CONGRESSO DA APLOP - Cerimónia de Abertura - Marta Mapilele

 Porto de Luanda - 1955

 Constituição da APLOP - 13.05.2011 - Primeiros momentos

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012