História

NOVEMBRO 1869

Inauguração do Canal de Suez

Após dez anos de obras no escaldante calor do deserto, era inaugurado o Canal de Suez, hidrovia que interligou o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.

No litoral sul do Mar Mediterrâneo, na entrada do Canal de Suez, havia uma estátua gigantesca até 1956. Era do francês Ferdinand de Lesseps. Com a cabeça orgulhosamente levantada e mão direita aberta e estendida, o homem de bronze saudava o vaivém de navios. Milhares de passageiros olhavam deslumbrados para o colosso e pensavam: "Este é o pai do Canal de Suez."

"Eles não sabem que este ídolo não passa de um monumento a uma grande falsificação da história", escreveu em 1940 Nikolaus Negrelli. "Eles não têm ideia de que a planta de construção, segura pela mão esquerda no alto, nasceu de outro cérebro."

Negrelli tinha motivos para se irritar, afinal os planos de construção do Canal de Suez não foram desenhados por Lesseps, mas pelo avô do denunciante, o italiano Alois Negrelli, cavaleiro de Moldelbe, a quem os egípcios não dedicaram nenhum monumento.

CONTINUE A LER AQUI

17 de novembro