Portugal

Exportações de Angola para Portugal batem recorde

As exportações de mercadorias angolanas para Portugal superaram em Agosto os dois mil milhões de euros, estabelecendo um recorde e invertendo a balança comercial de bens, que passou a ser negativa para Portugal em 120 milhões de euros.

De acordo com números da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), com base em dados do Banco de Portugal e do Instituto Nacional de Estatística, Portugal importou de Angola bens no valor de 2 071 milhões de euros entre Janeiro e Agosto, o que representa uma subida de 75,2% face aos 1 182 milhões de euros registados nos primeiros oito meses do ano passado.

Por outro lado, as exportações de Portugal para Angola aumentaram apenas 3,9%, passando de 1 878 milhões de euros para 1 951 milhões de euros, de Janeiro a Agosto deste ano em comparação com o período homólogo do ano anterior.

Até Julho, as exportações de serviços totalizaram 768 milhões de euros, contra 98,8 milhões de importações, o que dá um saldo positivo favorável a Portugal de quase 670 milhões de euros nesta área.

Olhando para a totalidade das relações comerciais entre os dois países, o saldo positivo da balança comercial de Portugal com Angola entre Janeiro e Julho caiu 54%, passando de 1,3 mil milhões para 626 milhões de euros, segundo a AICEP.

Os números mostram o efeito do aumento das importações de produtos angolanos por Portugal e um forte abrandamento do crescimento das exportações portuguesas para Angola.

fonte