História

BRASIL

Hamburg Süd comemora 125 anos de contrato especial com D. Pedro II

A Hamburg Süd celebrou a 28 de setembro os 125 anos da assinatura da carta de D. Pedro II que autorizava a empresa a actuar em águas brasileiras. A data é de grande importância para a armadora alemã, pois foi quando se reafirmou a parceria para o desenvolvimento da economia do Brasil.

A carta é considerada um fato inédito para a época por se tratar de um acordo entre um chefe de estado e uma empresa particular. Fundada em 1871, a empresa tinha como principal atividade o transporte de imigrantes da Europa para o Brasil. “Estamos presentes no mercado nacional há 142 anos.

Atualmente, o tráfego de cargas entre Europa e Brasil continua sendo um dos nossos principais negócios”, ressalta Julian Thomas, diretor-superintendente da Hamburg Süd.

Para comemorar essa parceria de mais de um século e também o Ano Brasil-Alemanha, a Hamburg Süd está preparando uma exposição sobre a história da empresa e a relação de proximidade entre os dois países. A mostra, com previsão de lançamento em novembro, contextualizará a atuação da companhia no Brasil, que foi responsável pela vinda de milhares de imigrantes alemães ao longo dos séculos XIX e XX.

fonte