Associativismo

PORTUGAL

AIP e Governo assinam acordo para a coordenação da promoção externa

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) e o Governo assinaram o protocolo “Parceria Coordenadora da Promoção Externa”, designado por PCPE, que visa reforçar as exportações e a internacionalização das empresas.

 

O documento foi assinado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em nome do Governo, e pelos representantes das entidades do setor empresarial privado com assento no Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia.

O acordo prevê a elaboração de uma matriz estratégica da promoção externa (mercados e setores), a preparação de um plano de promoção integrado das ações externas e a apresentação de sugestões nas áreas do Investimento Direto Estrangeiro (IDE), economia, agricultura, turismo e cultura.

O Plano Nacional de Promoção Externa, quadrienal, deve especificar as ações a desenvolver nos mercados internacionais, resultante da coordenação de esforços das instituições públicas e privadas, e que tenha em consideração as visitas oficiais e os planos das entidades participantes públicas e privadas.

Cabe à PCPE contribuir para a execução de planos de promoção externa sectoriais ou dirigidos a mercados alvo que venham a ser identificados, apoiando iniciativas concretas em projetos que se enquadrem nos objetivos nacionais que venham a ser definidos. A PCPE irá ainda apoiar o desenvolvimento das iniciativas que favoreçam a atração de IDE, relevando eventuais centros de interesse para potenciais investidores estrangeiros.

A PCPE funcionará junto do Secretariado Executivo do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE), assegurado pela AICEP.

O protocolo foi assinado entre a AIP, AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, CIP – Confederação Empresarial de Portugal, AEP – Associação Empresarial de Portugal, CAP – Confederação dos Agricultores Portugueses, CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, CTP – Confederação do Turismo de Portugal, e Governo.