S. Tomé e Príncipe

Portugal disponível para ajudar São Tomé e Príncipe no combate à pirataria

José Pedro Aguiar-Branco, ministro da Defesa, manifestou a disponibilidade portuguesa para colaborar com São Tomé e Príncipe na proteção das suas águas territoriais, cada vez mais ameaçadas pelo fenómeno da pirataria marítima. Os dois países assinaram mesmo um acordo de fiscalização marítima.

"O acordo enquadra o que poderá acontecer no futuro e serão disponibilizados os meios que, em cada momento, forem adequados para ocorrer a essa matéria de vigilância e fiscalização", referiu Aguiar-Branco.

"É uma matéria que tem muita importância para São Tomé e Príncipe como também para a comunidade internacional, porque tudo o que tem a ver com o narcotráfico, a pirataria e todas as matérias que são perturbadoras também desse contexto internacional devem merecer a nossa melhor atenção", acrescentou o ministro, sublinhando que a crise financeira que Portugal atravessa atualmente não vai criar constrangimento à execução do acordo.

"Tudo terá de ser feito em função da solicitação e no equilíbrio do que poderá ser feito. Este acordo foi assinado para ser cumprido e visa uma acção prioritária, que é importante, quer para São Tomé e Príncipe, quer para a comunidade internacional e, como é uma matéria importante, serão adequados os meios necessários", concluiu.

fonte