S. Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe colabora com a Nigéria no combate à pirataria

Está a ser preparado, da parte de São Tomé e Príncipe e da Nigéria, a formação de um comando naval conjunto para combater ameaças de pirataria marítima e crimes transfronteiriços na fronteira marítima comum.

“É uma boa ideia, visto que partilhamos uma fronteira marítima. Ainda tudo está no papel. Tudo está a ser encaminhado. Se este projecto for realizado será um beneficio para os dois países” referiu um brigadeiro nigeriano, G. Oyefesobi, de visita a São Tomé e Príncipe, recordando que os dois países patrilham a fronteira marítima no âmbito da exploração conjunta de petróleo entre os dois Estados.

Oyefesobi disse também que existe da parte do atual Presidente santomense, Manuel Pinto da Costa, uma vontade de aceitar o apoio militar nigeriano às Forças Armadas Santomenses, salientando ainda que num passado recente o ex-chefe do Estado nigeriano, Olusegum Obasanjo, apoiou as Forças Armadas Santomenses.

Informou por outro lado que as Forças Armadas Nigerianas investiram recentemente na compra de meios navais para combater a pirataria marítima que, do seu ponto de vista, agraça a região do golfo da Guiné, rica em petróleo.

fonte