História

13 A 27 DE JUNHO

Grupo brasileiro reproduz viagem de Kubitschek em Portugal

Iniciativa promovida pelo editor Victor Alegria juntará um grupo de brasileiros em Portugal para percorrer, em Junho, a mesma rota que Juscelino Kubitschek fez há 50 anos em terras lusas.

O editor e empresário português Victor Alegria, radicado em Brasília, viajará em junho com um grupo de escritores e personalidades brasileiras numa iniciativa que comemorará o cinquentário da histórica viagem de Juscelino Kubitschek pelo interior de Portugal.

De 13 a 27 de junho, o grupo brasileiro passará por Lisboa, Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Alpedrinha, Belmonte e Guimarães.

Esta é a sexta edição de uma iniciativa liderada por Victor Alegria, que no ano passado rumou a Guimarães, a capital europeia da cultura, onde distribuiu 500 exemplares de uma edição especial do projeto "O Livro na Rua".

Em 2013, assinalam-se 50 anos da viagem do criador de Brasília a Guimarães, ao Porto e outras cidades de Portugal. Em 1963, o ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek de Oliveira, na condição de senador da República, visitou Portugal a convite da cidade de Belmonte para inaugurar um monumento a Pedro Álvares Cabral, o navegante que, em 1500, descobriu o Brasil.

Em 2012, a comitiva portuguesa abriu, na Biblioteca do Porto, a exposição fotográfica de Hermínio Oliveira denominada "Brasília de ontem e de hoje", que ficou aberta até agosto daquele ano, com apoio da Câmara Municipal do Porto.

PROGRAMA DA VISITA

fonte

LEIA TAMBÉM:

Juscelino Kubitschek na Universidade de Lisboa

Artigos relacionados