Cruzeiros

Cabo Verde recebeu mais de 22 mil turistas de Janeiro a Abril deste ano

Os Portos de Cabo Verde (Enapor) receberam de Janeiro a Abril deste ano 28 navios de cruzeiro, que transportaram 22 mil turistas, soube a Inforpress junto da instituição em São Vicente.

Na avaliação, o administrador do Porto Grande do Mindelo, Jorge Pimenta Maurício, afirmou que “Cabo Verde tem registado um número cada vez maior de escalas nos portos, tornando o país cada dia que passa como um destino interessante de navios cruzeiro”.

Segundo Jorge Maurício, este crescimento é fruto de um “trabalho intenso” realizado a nível nacional e internacional, visando a promoção deste destino.

O administrador destacou a participação de Cabo Verde nas várias feiras internacionais do turismo de cruzeiro, certames onde se tem promovido o arquipélago, através de encontros específicos e directos com as linhas de cruzeiros visando captar mais negócios.

Jorge Pimenta Maurício sublinhou, ainda, o impacto económico no país com a visita dos turistas a Cabo Verde, frisando que, o turista gasta sempre algum dinheiro por escala.

“A procura crescente de cruzeiros” desafia Cabo Verde também a investir nas infra-estruturas portuárias, afirmou Jorge Maurício, que destacou o projecto do terminal de cruzeiros de Mindelo, em São Vicente em curso.

Em relação às infra-estruturas, Jorge Maurício informou que já está instalado um pontão flutuante para o desembarque dos turistas no Porto Novo, em Santo Antão, a pedido dos operadores da ilha.

Prometeu, igualmente mais pontões “lá onde for necessário e em função das necessidades do mercado e do pedido dos operadores turísticos”.

“Temos de fazer mais e melhor porque a qualidade é um factor fundamental. Só com a qualidade conseguiremos distinguir enquanto destino”, frisou.

O objectivo é fazer aumentar o negócio em cada escala e no fundo contribuir para a economia nacional.

Os investimentos afirmou Jorge Pimenta Maurício têm como incentivo “o mercado aquecido” para o turismo de cruzeiro.

O administrador do Porto Grande enalteceu ainda a “atenção e o apoio forte” que o Governo tem disponibilizado ao sector com a preparação de um plano estratégico de turismo de cruzeiros.

fonte