História

BRASIL

Suposto tesouro de pirata inglęs desperta a curiosidade de curitibanos

Um pirata inglês, conhecido como 'Zulmiro', viveu em Curitiba entre 1820 e 1880. É o que diz uma das lendas mais comentadas entre pesquisadores e moradores da capital paranaense. Segundo o pesquisador Marcos Juliano Ofenbock, ele teria deixado um tesouro escondido em um túnel construído por jesuítas, onde atualmente está instalado o Bosque Gutierrez, no bairro Vista Alegre.

"Tenho um relato de uma antiga sobrinha do João Carlos Gutierrez, que foi quem doou o terreno para a Prefeitura de Curitiba em 1989. Neste relato, ela diz que em 1937 foi realizada uma sessão espírita no local e que o espírito do pirata incorporou e começou a relatar sua história", conta.

O G1 publica até esta Sexta-Feira Santa (29), dia em que Curitiba completa 320 anos, uma série de reportagens sobre lendas urbanas. As histórias possuem várias versões e foram relembradas por pesquisadores.

Ofenbock explica que o pirata Zulmiro foi deserdado da marinha britânica após confiscar um navio espanhol com carga de ouro, e que, por isso, veio se esconder em Curitiba . Ele [o pirata] teria se instalado cerca de 60 anos depois da expulsão dos jesuítas do Brasil (1757). Ainda segundo o pesquisador, o túnel construído pelos seguidores de Jesus era usado na época como abrigo para pessoas com lepra, doença também conhecida com hanseníase. Em virtude disso, o local era conhecido como 'Lazaretto'.

Além disso, no túnel, os jesuítas teriam construído uma fortaleza subterrânea com quatro entradas que se conectavam em uma sala central que levava à várias saídas. E que nesses caminhos existiam galerias menores, com pequenas salas e compartimentos apropriados para esconder os tesouros.

Ofenbock acredita que o pirata Zulmiro, além de ficar com o ouro deixado pelos jesuítas, ainda escondeu o tesouro roubado. "Fotos tiradas em 1962 comprovam uma das entradas do túnel, onde atualmente está instalada a fonte de água do bosque". Segundo ele, a entrada foi lacrada pela Prefeitura de Curitiba na década de 70.

continue a ler aqui