S. Tomé e Príncipe

Directores de alfândegas da CPLP estão reunidos em São Tomé

Os directores-gerais das Alfândegas dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão reunidos em São Tomé para traçar estratégias de combate ao tráfico, ao terrorismo e ao branqueamento de capitais.

Durante a reunião de quatro dias, os participantes avaliam o grau de implementação dos programas de cooperação nos serviços aduaneiros dos diferentes países da CPLP e perspetivar novas áreas de intervenção.

Serão debatidos e aprovados os relatórios das atividades desenvolvidas entre as Alfândegas da CPLP entre 2011 e 2012, bem analisado e adotado o programa de atividades do triénio 2013-2015.

Na reunião de São Tomé, os altos responsáveis dos serviços aduaneiros comunitários vão igualmente discutir e analisar cerca de 20 programas visando reforçar a cooperação bilateral entre os oito países membros da CPLP.

O ministro santomense do Plano e Desenvolvimento, Agostinho Fernandes, disse que o fortalecimento das relações entre as Alfândegas é uma das vias para o combate aos "atos ilícito" nomeadamente o branqueamento de capitais, a proteção da saúde pública e a luta contra o terrorismo.

fonte