Portugal

PORTUGAL

Secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia enaltece eficiência do Porto de Sines

O Secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia (Brasil), Carlos Costa, visitou o Porto de Sines. Recebido pelo Conselho de Administração da APS, Carlos Costa mostrou-se particularmente interessado no Porto de Sines enquanto hub portuário de referência em Portugal no que diz respeito às Tecnologias de Informação, com especial destaque para a JUP – Janela Única Portuária.

Após uma reunião com a Presidente Lídia Sequeira e o Administrador Duarte Lynce de Faria, onde para além das principais características físicas do porto foram também apresentados os principais softwares de gestão, que contribuem para que Sines consiga índices de produtividade e eficiência ao nível dos principais portos Europeus, o Secretário da Indústria Naval e Portuária visitou o Centro de Sistemas e Helpdesk, onde observou de perto o funcionamento da JUP.

Carlos Costa enquadrou esta visita na construção que decorre no Estado da Bahia de um porto de águas profundas, offshore, que terá características muito similares a Sines. Na opinião do Secretário da Indústria Naval e Portuária, Sines é um exemplo a seguir, não só em termos operacionais mas, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico.

O novo projeto Brasileiro destinar-se-á principalmente à movimentação de Granéis Sólidos, nomeadamente grãos (soja e milho) e minério, seguindo-se também a construção de um terminal de contentores.