Angola

Embaixador de Moçambique em Angola elogia Porto do Lobito

O Embaixador de Moçambique em Angola Domingos Estevão Fernandes considera que o Porto do Lobito é um Porto de futuro e um bom exemplo para o desenvolvimento económico e social de Angola e dos países da região austral de África.

O diplomata moçambicano falava no final de uma visita ao Porto do Lobito, no âmbito de uma digressão à província de Benguela, cumprindo um ciclo de visitas que efectua às províncias do Huambo, Benguela e Lubango, com o objectivo de constatar o grau de desenvolvimento das infraestruturas locais.

Domingos Fernandes destacou o empenho do Executivo angolano, no tocante à recuperação dos caminhos-de-ferro de Benguela, a julgar pela sua importância no desenvolvimento das actividades económicas da região, como complemento do Porto do Lobito, uma infraestrutura estratégica para o escoamento de produtos da Zâmbia, Congo Democrático e do Zimbabwe.

Domingos Fernandes que se inteirou das condições de investimento e de trabalho que o Porto do Lobito oferece, manifestou o desejo de ver, brevemente, um dos Portos do seu país a firmar parceria com o Lobito nos vários domínios da actividade portuária.

No local, o Embaixador de Moçambique recebeu, do Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Anapaz de Jesus Neto, informações pormenorizadas sobre a história da unidade portuária que iniciou a sua actividade a 24 de Março de 1928, bem como dos ganhos que o país terá com a modernização das infraestruturas portuárias, particularmente a entrada em funcionamento do Terminal de Minérios.

“O porto do Lobito, o segundo maior de Angola, no passado era o principal porto de Angola, sobretudo por ser a Porta de Entrada e Saída de mercadorias para os países citados e para o escoamento do minério explorado no sul da República Democrática do Congo e da Zâmbia”, disse o PCA.