Moçambique

MOÇAMBIQUE

Zambézia: mais de 15 projectos precisam de investidores

Mais de 15 projectos, que poderão impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da Zambézia, aguardam por um investimento de mais de 20 mil milhões de USD, avança a revista Capital.


Trata-se dos empreendimentos de construção de terminais rodoviárias mistas, de cais de acostagem, da linha-férrea Moatize/Macuse, da edificação do Hospital Central de Quelimane, Efripel, Aquapesca, Suzana Papel e Celulose, Rio Tinto-Corredor de Transporte Integrado, projecto âncora de investimento em turismo em Moçambique, reabilitação da Reserva Nacional de Gilé, Coutada Zona Tampão, reabilitação da Casa dos Noivos na cidade de Gúruè, do Hotel Dom Carlos, entre outros.
A construção de terminais rodoviários mistos consistirá na reabilitação das estações de passageiros e de carga e suas infraestruturas que serão edificados nos distritos de Alto Molócuè, Chinde, Gúruè, Gilé, Ile, Lugela, Morrumbala, Milange, Mopeia, Namacurra, Namarrói, Nicoadala e Pebane.
O governo já fez o levantamento das necessidades de investimento que estão avaliadas em mais de 12 milhões de dólares. Enquanto isto, a construção do porto de águas profundas, em Macuse, custará 395 milhões de dólares.
O governador da Zambézia, Francisco Itae Meque, afirmou que o seu executivo continua a desdobrar-se na procura de parceiros nacionais e estrangeiros. Entretanto, deixa uma orientação ao Centro de Promoção de Investimento no sentido de dialogar mais com o sector privado nacional e estrangeiro para mobilizar investimentos e melhorar o ambiente de negócios.

fonte