Moçambique

Economia moçambicana deverá crescer 7,9% em 2013

O Produto Interno Bruto (PIB) em Moçambique vai crescer de 7,2% em 2011 para 7,9% em 2013, prevê o relatório Perspectivas Económicas em África 2012, do Banco Africano para o Desenvolvimento, OCDE e ONU, divulgado em Arusha, capital da Tanzânia.

Este ano, o Produto Interno Bruto (PIB) terá uma taxa de crescimento de 7,5%, refere o documento, que associa a situação ao início das exportações de carvão e aos "fortes desempenhos nos serviços financeiros e sectores de transportes, comunicações e construção".

Também a retoma do investimento directo estrangeiro, sobretudo no sector mineiro, o forte crescimento agrícola e os investimentos em infra - estruturas deverão "conduzir a um forte crescimento real em 2012 e 2013", assinala o relatório.

Um dos principais desafios que o documento aponta ao governo de Maputo é o de aumentar a base da cobrança fiscal, para suprir a esperada diminuição da ajuda externa.

Por outro lado, o governo, "que actualmente não tem estratégia autónoma de emprego para os jovens", irá enfrentar a situação das novas entradas no mercado de trabalho (300 mil por ano) "serem forçadas a desviarem-se para empregos marginais na economia informal, nas áreas rurais e urbanas, com poucas expectativas de encontrarem emprego".

fonte