Angola

ANGOLA

Ministro da Agricultura destaca importāncia dos oceanos na economia

O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, considerou sexta-feira, em Luanda, que os oceanos constituem fonte de recursos fundamentais para o desenvolvimento das economias e comunidades costeiras.

De acordo com Afonso Pedro Canga, que falava na abertura da segunda reunião de ministros dos assuntos do mar e a quinta reunião de ministros da Agricultura e Segurança Alimentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a pesca tem um papel fundamental na segurança alimentar e nutricional.

Segundo o ministro, a exploração mineira do fundo do mar, a produção de energia, transporte e comunicação são actividades que devem ser desenvolvidas com uso de tecnologias limpas e tecnologias adequadas às potencialidades dos oceanos.

Disse que, em matéria de segurança alimentar e nutricional, a CPLP aprovou em 2011 a sua estratégia de segurança alimentar e nutricional, assente no apoio às acções de cooperação intracomunitária, que promovam o desenvolvimento humano, o combate à fome e à pobreza.

Segundo o ministro, a visão da estratégia da segurança alimentar e nutricional da CPLP perspectiva uma comunidade de países com um capital humano saudável e activo, livre da fome e da pobreza, num quadro de realização progressiva do direito humano.

Considerou que em Angola, os sectores da agricultura e das pescas, pelo lugar que ocupam na segurança alimentar e nutricional e pela sua importância de desenvolvimento económico e social, constituem prioridade absoluta em termos de investimento e desenvolvimento.

A título de exemplo, disse que o Executivo aprovou um conjunto de medidas direccionadas à implementação de programas e projectos de infra-estruturas de produção, conservação, processamento e de distribuição, instalação de pólos industriais, reabilitação e construção da rede viária e dos sistemas de irrigação.

Para o governante, o Executivo angolano está dar uma atenção especial à agricultura familiar e aos programas de apoio ao empreendedorismo, através dos quais os produtores, comerciantes e outros agentes, micro pequenos e médios, tenham acesso ao crédito em condições favoráveis e à formação e informação.

No tocante à formação e geração de conhecimento, disse que o Governo apostou, de forma decisiva, no ensino a todos os níveis, como na investigação científica e na extensão rural, por constituírem pilares fundamentais para o desenvolvimento do país, no qual Angola vai continuar a contar com os apoios dos países da CPLP.

De acordo com o ministro, as políticas do Governo para o sector agrário, pescas e assuntos do mar estão em sintonia com os compromissos assumidos a nível internacional, traduzidos internamente na adopção de instrumentos com vistas a sua materialização.

Considerou que apresentação das estratégias e políticas nacionais e a resolução sobre os desenvolvimentos futuros das estratégias dos oceanos da CPLP representam um grande avanço em matéria de cooperação dos países da comunidade.

fonte