Portugal

PRAZO PARA INSCRIÇÕES TERMINA HOJE, 18 DE MAIO

Missão Empresarial portuguesa a São Tomé e Príncipe

A AIP – Feiras, Congressos e Eventos organiza, com o apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura de São Tomé e Príncipe, entre os dias 15 e 22 de Junho, uma missão empresarial a São Tomé e Príncipe. De carácter multisectorial, a iniciativa será dirigida sobretudo às empresas portuguesas que actuem nas fileiras Agro-Alimentar, da Construção, do Turismo e da Energia.

Membro da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e observador na Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC), São Tomé e Príncipe ocupa uma posição estratégica no aproveitamento das oportunidades empresariais e de investimento que se apresentam na região do Golfo da Guiné.

 

O estatuto de que beneficia, que lhe confere tratamento preferencial no acesso ao mercado europeu e norte-americano, bem como os projectos estruturantes previstos e em curso – de que destaca a construção do Porto de águas profundas – são factores cruciais para converter estas ilhas numa plataforma logística, atentando à sua localização privilegiada no Golfo da Guiné.

 

São Tomé, mais do que uma economia isolada de dimensão reduzida, deve por isso ser enquadrada como uma porta de acesso a todo o mercado do Golfo da Guiné, rico em recursos minerais, madeiras, café e cacau – uma região com conhecido dinamismo em termos de trocas comerciais.


Esta deslocação visa proporcionar às empresas participantes a identificação de potenciais parceiros para o desenvolvimento de projectos de exportação e/ou de investimento, o contacto com organismos locais de apoio à comunidade empresarial, a recolha de informação local e visitas de prospecção para um melhor conhecimento do estado da arte da indústria e do comércio São Tomense.

Procurará dar a conhecer as principais oportunidades de negócio e de investimento em São Tomé e Príncipe, bem como o potencial deste mercado de língua portuguesa no espaço de integração regional em que se insere, constituindo assim uma importante plataforma para um mercado mais vasto, que importa igualmente potenciar.

MAIS DETALHES